Sou tímida e tenho poucos amigos. Tenho mais colegas e só tenho uma amiga mesmo que eu vou pra casa dela, mas não é sempre que podemos ficar juntas e eu tenho dificuldade de fazer amizades com os jovens da minha igreja. Eu me sinto travada, tenho medo de pagar um mico e falar besteira. Eu só vou à igreja, vejo o culto e vou embora. O que eu faço? L.
Oi, L.! Nada de pânico, pois timidez não precisa ser um bicho de sete cabeças! Podemos, com a ajuda de Deus, dar alguns passos para se tornar mais amigável e acessível em nossos relacionamentos.
Se serve de consolo, você não é a única menina tímida na face da terra. Por isso, preparei algumas dicas para ajudar a lidar com essa questão. Aqui mesmo no Pergunte à Su, procure a seção que ”O que toda garota quer saber” e clique na pergunta “O que fazer para superar a timidez em relação aos meninos? E se eu quiser me declarar para alguém?”. Na verdade, essas sugestões para superar a timidez valem para suas amizades em geral, e não só para o relacionamento com os meninos. Portanto, leia com atenção, veja como você pode aplicá-las ao seu caso e peça para Deus ajudá-la a dar esses passos importantes.
E aqui vão outras ideias para você superar o medo de desenvolver novos relacionamentos:
(1) Anote num papel as coisas que você curte em si mesma. Agradeça a Deus por elas. Anote também os assuntos e as atividades que você acha interessantes. Aproveite e acrescente coisas que sabe fazer e que gostaria de aprender. Guarde essa lista. Vamos falar dela de novo daqui a pouco.
(2) Lembre-se de que não controlamos as impressões e reações das pessoas. Você pode fazer de tudo para se encaixar e, ainda assim, não ter o resultado que deseja. Portanto, não vale a pena fazer muita força para ser aceita. Seja autêntica (seja fiel às instruções da Bíblia e aos seus valores pessoais). Se você precisar fazer um ‘transplante de personalidade’ para ganhar a amizade de alguém, é sinal de que esse relacionamento não é honesto nem saudável. Isso não significa, porém, que você não pode ser flexível e tentar enxergar as coisas do ponto de vista da outra pessoa.
(3) Fique atenta e esteja disponível para SER uma boa amiga. Você percebeu que uma colega anda chateada? Ouviu alguém comentar que precisa de ajuda com alguma coisa? Podem ser oportunidades de você se aproximar dessas pessoas com uma atitude amigável de serviço. Ser uma boa ouvinte e demonstrar interesse pelas ideias de outros e por aquilo que eles curtem são ótimas formas de começar novos relacionamentos. Pense nas coisas que você curte em si mesma e em como poderia usar algumas delas para ser útil para outros. Tudo isso pode ser meio difícil no começo, mas você pode estabelecer um objetivo e concentrar seus esforços em cumpri-lo. Por exemplo: tem uma menina na escola que sempre se esquece de anotar as datas dos trabalhos e das provas, e depois fica desesperada, perguntando para todo mundo? Faça uma cópia dessas datas num papel e entregue para ela! Peça para Deus lhe dar muita criatividade e coragem!
(4) Pense na sua lista de interesses e coisas que gostaria de aprender e fique esperta para pessoas que têm interesses parecidos, ou que sabem fazer algo que você quer aprender. Puxe conversa com alguém, partindo desses pontos em comum. Músicas, filmes, livros, esportes, comidas prediletas, viagens ou mesmo planos e sonhos são ótimos assuntos para conversas. Não se desespere se suas primeiras tentativas forem meio esquisitas. Como qualquer outra coisa na vida, puxar conversa requer prática. Deus pode ajudar você nesse sentido também.
(5) Converse bastante com Deus sobre esse assunto. Às vezes, a resposta pode parecer demorada, mas Ele nunca ignora as nossas orações! Deus nos criou para desenvolvermos relacionamentos saudáveis e tem prazer em nos ensinar como ter comunhão e amizade com as pessoas ao nosso redor!
Kisses,
Su