Calma… respire fundo e vamos procurar entender juntos o que está acontecendo.
Você está com medo do quê?
De passar vergonha na frente dos amigos? De que algo ruim aconteça? De reprovar na escola? …
Você sabia que a maioria de nossos medos nunca se tornam realidade? Se olhar para trás, poderá lembrar-se de um montão de coisas que deixaram você preocupadíssima e que não passaram de pensamentos negativos. Pode ser que até dê risada e diga… Como eu pude ter medo disso!
Quando permitimos que o pessimismo tome conta de nossa mente, corremos o risco de ficar retraídas e reféns desses pensamentos limitantes. Deixamos de perceber como a vida é bonita e cheia de coisas boas. Por causa disso, já não arriscamos participar daquele grupo legal de teatro na escola, não queremos fazer novas amizades, ficamos com receio de sair de casa… passamos a ficar presas. Isso não pode continuar assim! Deus não nos criou para ficarmos reféns do medo.
O que fazer?
É relativamente simples, mas requer esforço! Podemos combater o medo por meio da fé e pensamentos vitoriosos.
Como assim?
Vamos lá. Leia os exemplos abaixo e veja como aplicar a receita:
Ao invés de pensar assim: vou pagar o maior mico se eu participar do novo projeto de teatro e todos vão rir de mim. Você pode afirmar: Deus não quer que eu fique com medo do que as pessoas pensam a meu respeito, sou livre. Aliás, sou talentosa e amo fazer teatro. Será superdivertido usar o meu talento e brilhar no palco.
Ao invés de deixar o medo de que algo ruim aconteça dominar a sua mente, diga: Creio em Deus. Ele é um Pai amoroso que me ama e cuida de mim e de me meus familiares. Ele não quer que eu tenha medo do amanhã. Aproveitarei cada instante, desfrutando da alegria que é viver sob sua proteção. O mundo é lindo e cheio de coisas boas. Vou manter meu foco nelas e não no que é ruim.
E sobre o medo de reprovar na escola? Assuma as rédeas da situação. Estude e faça a sua parte, prestando atenção às aulas e fazendo as atividades. Feito isso, declare: Deus me dá sabedoria e inteligência para desempenhar as minhas tarefas escolares. Não ficarei com medo de reprovar, pois me dedico aos estudos. Se por um acaso eu tirar uma nota má, não ficarei desesperada, mas pedirei ajuda aos meus professores, colegas e familiares. Serei positiva e confiante.
Caso sinta que o medo não quer sair. Converse com seus pais a respeito. Eles vão ajudar você.
Sempre que um pensamento ruim quiser puxá-la para baixo, combata-o com essa receita: fé e pensamentos vitoriosos. Logo você verá que o medo cederá lugar à alegria e à certeza de que algo maravilhoso está por vir!•
Você vai gostar de ler!