De repente, você se olha no espelho e …. AHHHRHHH… ali ela está: uma espinha na ponta do nariz. Já aconteceu isso contigo?
E quando na ponta do nariz não há espinha, mas, sim, um montão de pontinhos pretos que dá até vontade de espremer. Pois é, esses pontinhos são os chamados cravos.
Cravos e espinhas são manifestações da pele e fazem parte de um quadro clínico denominado “acne”. TCHA-RAN!
Mas afinal, que “raios” provocam o aparecimento disso em nossa pele? E por que algumas pessoas têm bastante cravos e espinhas e outras não?
Vamos lá…
A acne acontece quando os poros da pele entopem. Esse entupimento pode acontecer como consequência de alguns fatores, entre eles:
- Obstrução dos poros pela produção de queratina (uma substância produzida pelo organismo e que constitui, por exemplo, os pelos e as unhas);
- Aumento de hormônios no corpo (por isso é bastante comum acontecer o aparecimento de cravos e espinhas na puberdade);
- Aplicação de cosméticos, maquiagens e produtos oleosos na pele;
- Predisposição genética;
- Má alimentação;
- Poluição;
- Estresse.
Quando alguma bactéria infecta o poro obstruído, acontece a inflamação e o aparecimento de pus, vermelhidão e dor… as espinhas.
Quando o assunto é pele, é extremamente importante consultar um médico, preferencialmente um dermatologista, para que possa avaliar o quadro clínico e receitar os produtos e medicamentos apropriados para cada situação e pessoa. Cada tipo de pele é diferente e, por isso, o que serviu para sua amiga talvez não sirva para você.
Algumas dicas importantes:
- Por mais que incomode, jamais esprema uma espinha, pois a lesão poderá provocar cicatrizes permanentes;
- Não utilize receitas caseiras ou qualquer medicação sem orientação médica;
- Ao utilizar protetor solar, prefira produtos com formulação oil free (livre de óleo). Peça para o seu dermatologista receitar o mais adequado para o seu tipo de pele;
- Remova a maquiagem antes de dormir ou quando já não precisar dela;
- Beba água – ela é o melhor hidratante natural e faz bem para o corpo todo;
- Tenha uma alimentação balanceada, evite frituras, comidas muito gordurosas, doces e refrigerantes gaseificados;
- Cuidado com o excesso de cremes no rosto, utilize apenas a quantidade indicada nas embalagens ou a que foi receitada por seu médico. O excesso de creme pode obstruir os poros.
- É importante saber que há uma oleosidade natural na pele que é benéfica. Por isso, não exagere na utilização do sabonete ao lavar o rosto.
- Cravos e espinhas acontecem mesmo, especialmente se você é adolescente!
- Se o seu caso for um pouco mais delicado, ou seja, você tem muitas espinhas e isso a incomoda. Mantenha a calma. Existem vários tratamentos eficientes e há um ideal para cada caso, peça para os seus pais a levarem ao dermatologista. Ok?!
- Durma bem, faça exercícios e divirta-se. Assim, você evitará o estresse que é um dos causadores da acne.