Primeira coisa: A vida de pensamentos (aquela que acontece dentro da nossa cabeça, onde ninguém vê) é tão importante quanto a vida exterior (onde todos veem nosso modo de agir e de falar). Na verdade, o tipo de vida que a gente leva em pensamento afeta um moooonte nossa forma de agir e de falar. Uma vez que a nossa tendência natural é fazer coisas que não agradam a Deus, a gente precisa pedir para ele nos ajudar a ter uma vida de pensamentos saudáveis, que dê alegria ao coração de Deus e que se reflita em ações e palavras legais também. Deus gosta muito de ouvir e atender a essas orações!
Segunda coisa: Sexo, por si só, não é uma coisa má. Deus criou o sexo para ser parte de uma experiência incrível de prazer e alegria entre duas pessoas que assumiram o compromisso de ficar juntas para sempre, ou seja, o casamento! Portanto, sexo é uma coisa muito boa e muito preciosa.
Na adolescência, fase em que a gente descobre nossa sexualidade, é natural ter curiosidade, interesse e pensamentos sobre sexo. Até aí, tudo bem. Agora, as complicações aparecem quando esses pensamentos ocupam espaço de outras coisas em nossa mente e quando envolvem fantasias, tipo “filminhos” que a gente inventa e que ficam passando em nossa cabeça o dia inteiro. A ideia é termos uma vida de pensamentos equilibrada, onde cada coisa tenha seu lugar. Portanto, o melhor é não ficar alimentando esses pensamentos nem falando sobre sexo como se fosse uma bobeira qualquer, pois não é. A gente mostra o valor que dá às coisas pela forma como fala delas.
Você pode conversar sobre sexo com sua família, para pedir esclarecimentos. Também pode (e deve!) conversar sobre isso com Deus e pedir que ele mostre para você como viver essa parte de sua vida do jeito e no tempo certo.
Nos papos com os amigos, às vezes fica difícil distinguir entre uma brincadeira inocente sobre esse assunto e uma conversa maliciosa, que faz sua imaginação correr solta. Para evitar que isso aconteça, procure outros assuntos para suas conversas. Ah, e preste atenção também naquilo que você lê e assiste. Às vezes, a gente entope a cabeça de filmes, revistas e livros que falam sobre sexo e depois fica surpresa porque não consegue pensar e falar em outra coisa!
Saiba que você não está sozinha na tarefa de manter uma vida interior equilibrada, Deus é o maior interessado em ajudá-la. Fale sempre com ele!