Oi, D.! No futuro, talvez seria melhor sua amiga conversar com os pais dela antes de começar a namorar! Rsrs.
O negócio agora é ela falar com eles o mais rápido possível. Antes disso, porém, ela precisa ter uma boa conversa com Deus e pedir ajuda dele para contar o que está acontecendo com calma e clareza. Ela também vai precisar da ajuda de Deus para ouvir com atenção e respeito aquilo que os pais dela vão dizer.
Em minha opinião, ela deve explicar por que gosta do garoto (fazer uma lista das coisas que gosta nele) e por que resolveu namorar. O melhor é ser bem direta e objetiva, sem enrolações nem invenções.
Acho que seja uma boa ela pedir perdão aos seus pais por não ter contado para eles antes e dizer que vai procurar fazer as coisas de outra forma no futuro. Quanto mais sincera ela for e mais maturidade demonstrar, mais fácil vai ser de eles confiarem nela no futuro. Quando a gente esconde coisas dos nossos pais, é superdifícil conquistar a confiança deles. E, quando as pessoas não confiam em nós, elas nos prendem cada vez mais. Para conquistar a confiança e a liberdade que ela vai querer ter daqui para frente, vai precisar mostrar três coisas: responsabilidade (pensar com muita calma antes de fazer qualquer coisa), honestidade (não fazer nada escondido) e disposição de conversar sempre com os pais. Se, por acaso, ela não tiver muito diálogo com eles, deve procurar fazer o que estiver ao alcance dela para melhorar isso. Se não conseguir falar algumas coisas, pode escrever uma cartinha ou e-mail para eles. Deus pode ajudá-la nesse sentido.
Ah, e se os pais dela não conhecem o menino, é bom apresentá-lo para eles. Se o garoto for gente boa, é provável que eles fiquem mais tranquilos quando souberem exatamente com quem ela está namorando.
Peça para Deus mostrar para sua amiga qual é a coisa certa a fazer. Ele adora atender a esse tipo de oração!
Kisses,
Su