Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, N.! Entendo sua situação, amiga. Eu mudei de escola 11 vezes – algumas delas de escola pública bem sossegada para escola particular beeeem puxada. Saiba que você não está sozinha e que Deus quer ajudar você a encontrar soluções práticas. Aqui vão algumas sugestões:

  1. Não tente resolver as coisas por sua própria conta. Converse com os professores (ou pelo menos com um professor que você ache mais legal). Conte exatamente o que você contou para mim. Além disso, converse também com a psicopedagoga e/ou coordenadora pedagógica de sua escola. Informa-se na secretaria e peça ajuda a esses profissionais. Esse é um serviço que as escolas oferecem e que os alunos deveriam usar mais – faz parte da bolsa que você ganhou, portanto aproveite bem esse presente!
  2. Procure identificar áreas específicas de dificuldade e concentre-se nelas. Não tente resolver todos os problemas de uma vez. Faça uma lista das matérias em que você está mais atrasada e dedique mais tempo a elas.
  3. Sente-se num lugar na sala em que você possa prestar total atenção à aula, sem se distrair. Eu sei que ninguém gosta da primeira fileira, mas ela é ótima para isso!
  4. Faça muitas anotações durante a aula para que você tenha material para revisar em casa depois.
  5. Converse com seus pais ou algum adulto de sua confiança e peça ajuda para organizar seu tempo em casa. Às vezes, quando estamos com dificuldade de priorizar os estudos, é bom ter alguém para ficar no nosso pé, por mais chato que pareça, rs. Ajuda!
  6. Não coloque pressão demais sobre si mesma. Eu sei que você ganhou essa bolsa e quer valorizá-la, mas precisa ter paciência consigo mesma e entender que você está em um período de transição. Com o tempo, e com a ajuda que eu recomendei acima, as coisas vão entrar nos eixos e você não vai se sentir mais tão perdida.
  7. Reserve momentos específicos para descansar e fazer outras coisas que você gosta. Se você ficar pensando “eu tenho que estudar muito, não vou poder fazer nada legal”, vai desanimar mesmo! Mas, se você separar um tempo para estudar e, depois, um tempo para relaxar, não vai se sentir tão angustiada. Ah, e enquanto estiver estudando, desligue-se totalmente das redes sociais no celular e no computador para evitar distrações, ok? Reserve um tempo só para isso depois que tiver terminado os estudos.
  8. Por fim, o mais importante: Confie no amor e na bondade de Deus. Ele está muito interessado em ajudar você nesse desafio. Converse bastante com ele, conte como você está se sentindo e peça ajuda para questões bem específicas, à medida que elas aparecerem.

Essa experiência pela qual você está passando é natural. Você não tem motivo para se sentir culpada nem desesperada. E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!

Kisses,

Su