Pergunta:

Quero agradecer a Deus por ter encontrado esse blog é à vc por ter tratado o tema da sexualidade sem o peso da acusação e sim, com esclarecimento e aconselhamento cristão saudável. Sou adulta e me masturbo com regularidade desde os oito anos. De tempo em tempo tentei parar, sem sucesso. Por vezes, ficava bem grilada com o assunto, mas nunca consegui largar embora esse meu ato, à princípio, na grande maioria das vezes não estivesse diretamente relacionado a conteúdo erótico ou coisa assim, mas veio da descoberta do prazer simplesmente. Por não ter uma aparência muito bonita (e uma autoestima não muito alta) não me abri pra me relacionar com ninguém durante toda a minha adolescência e a minha vida adulta; acredito que talvez essa prática também tenha me “auxiliado” nesse processo (pensava que se não precisava de ninguém para ter prazer sexual, pra que sofrer os desgastes de ir atrás de um relacionamento que não vinha naturalmente?) Pensava também no constrangimento; faço parte da igreja desde pequena e me batizei na adolescência; ficava pensando que isso não condizia com a vida cristã, mas que em algum tempo iria superar, largar, enfim… era uma culpa que me afastava de me masturbar por um tempo, depois já estava fazendo de novo e de novo… Hoje em dia, fui acometida de uma doença ginecológica autoimune chamada liquen escleroso e o ato de coçar, por conta da enfermidade facilmente me leva a prática de novo, que por vezes alivia o sintoma. Nunca conversei com ninguém a respeito e agradeço o espaço para o desabafo. S.

Resposta da Sú:

Hello, S.! Bem-vinda ao blog! Que bom que as conversas aqui têm ajudado você a encontrar um espaço de acolhimento. Essa é a intenção 🙂

A masturbação é um assunto delicado, que precisa ser tratado caso a caso e, principalmente, dentro de um contexto de relacionamento pessoal com Deus. Qualquer tentativa de simplesmente mudar comportamentos, sem levar em conta o motivo de Deus ter nos criado como seres sexuais e o lugar da sexualidade em nossa vida, só gera culpa e frustração.

A autoestima também se desenvolve dentro desse quadro de relacionamento com Deus. Só entendemos nosso verdadeiro valor quando descobrimos o quanto somos amadas, aceitas e acolhidas pelo Deus que nos criou com amor indescritível, que planejou cada detalhe de nossa personalidade e de nossa aparência.

Não sei quais conteúdos do blog você leu sobre esses dois assuntos (autoestima; masturbação/sexualidade). Por isso, preparei uma lista dos textos relevantes abaixo.

Autoestima:

http://depapocomasu.blog.br/corpo/2018/04/onde-mora-sua-beleza/
https://depapocomasu.blog.br/deus/2018/02/tres-coisas-para-voce-pensar-hoje/
http://depapocomasu.blog.br/mix/2018/02/diga-nao-a-comparacao/

Masturbação e sexualidade:

http://depapocomasu.blog.br/sexo/2018/08/por-que-deus-inventou-o-sexo/
http://depapocomasu.blog.br/sexo/2018/02/como-me-livrar-do-vicio-da-masturbacao/

Leia e pense com calma e, se quiser, volte para conversarmos mais, ok? E cuide bem de sua saúde!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.