Pergunta:

Quanto a ajudar minha mãe no almoço, então é meio complicado. Porque quando eu acordo e começo a fazer as tarefas domésticas, Depois eu quero tomar um banho, descansar, ver as tarefas que tenho que fazer, olhar no grupo do Whatssap sobre as disciplinas, se a professora disse algo importante, alguma palestra que irá ter e checar No AVA, as atividades, as intruções de como devem ser feitas e os prazos para entrega. Minha mãe de três a 4, 5 vezes por semana inventa de fazer algo mais complexo, como couve glatinada e ao invés de preparar antecipadamente para o que ela vai fazer no dia, meio que inventa na hora e não pega os ingredientes, utensílios e vai pegando aos poucos e quer que eu fique a disposição dela para pegar alho, cebola, leite. E vamos almoçar lá pela 12:30, 13:00 de mal da tempo de comer e tirar um cochilo, descansar, porque tenho tem dias que a aula começa as 14:00. E ela acha que só porque não tem aula por chamada, que eu não preciso estudar nesse horário. Sendo que A professora disse que devemos estudar em casar no mesmo horário de quando estavamos fazendo faculdade presencial. Claro que também eu preciso mudar, por exemplo, ela tem razão quando briga, porque eu guardo as minhas roupas de qualquer jeito, deixo as coisas espalhadas pela casa, mas quando ela vai brigar, invés de ser clara e objetiva, fica fazendo rodeios, dizendo tudo o que eu fiz de errado, ai eu reclamo e ela diz que é porque vai juntado um monte de coisas e ela fica estressada e que eu contribuo para isso (tem um fundo de verdade) Mas isso não dá direito dela ficar brigando reclamando, jogando na minha cara coisas que fiz dia, semana passada. E desde que eu era criança ela dizia que sempre conversava, mas eu não ouvia. Mas também ela dava sermãos longos, de 15 a 30 minutos e fazendo rodeios. Nenhuma criança, e até adulto, consegue absorver isso. Sei que eu preciso saber o que fazer a partir de agora, do presente e buscar melhorar. Mas como faço isso? Se começo a arrumar a casa, ou até fazer outra coisa, minha mãe começa reclamar de algo e depois quando vou consertar, fazer o que ela estava reclamando, ela acha outra coisa. Desde, já obrigada. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Meu conselho quanto a essas questões é aquilo que tratamos nas outras conversas. Não tem muito mais o que dizer, amiga. Com ajuda de Deus, em atitude de oração, defina e anote o que você pode fazer para ajudar em casa (e isso inclui manter suas coisas devidamente organizadas). Passe essa lista para sua mãe. Diga que é isso que você pode fazer para não prejudicar seus estudos que, no momento, devem ser sua maior prioridade. Você não tem obrigação de ficar à disposição de sua mãe o dia todo, só porque ela resolveu fazer algo diferente.

Se ela começar a brigar, corrija o que for possível (se você tiver errado) e não entre em discussão. Saia de perto, vá fazer outra coisa. Seja uma pedra cinza 🙂 E continue a conversar com sua psicóloga e, quem sabe, pedir que ela fale mesmo com sua mãe (como você comentou que estava pensando em fazer). Por fim, não desista de orar sobre essas questões e, quem sabe, como lhe falei, planejar a mudança para outro local. Tem coisas que realmente não se resolvem sozinhas e, por vezes, nem com muitas conversas. Peça para Deus lhe mostrar o próximo passo!

kisses,

Su