Quando é a hora de romper uma amizade?

Quando é hora de romper uma amizade?

A resposta é esta aqui: é hora de romper uma amizade quando essa amizade faz mal para você. 

Como assim? 

Pense nas características de um amigo de verdade

Um amigo de verdade: 

  • Deseja o seu bem e sua segurança 
  • Respeita seu espaço e sua individualidade
  • É agradável, mas sem ser “puxa-saco”
  • Compartilha diversos momentos com você, seja para comemorar uma nova música de seu K-Pop favorito ou para “chorar” aquele 5 na prova de inglês

Um amigo de verdade é aquela pessoa que contribui para o seu crescimento, alguém que lhe traz alegria e bem-estar (ainda quando se desentendem, ambos se sentem à vontade para expressar, com educação, o que pensam). 

Quando é hora de ligar o alerta? 

Quando uma amizade gera algum tipo de mal, prejuízo, perigo ou insatisfação.  

4 exemplos de que é hora de ligar o alerta de “más amizades” [vamos chamar a má amizade de “amigo (a) x”]: 

Sirene com preenchimento sólido

O amigo x está lhe oferecendo drogas e bolou um plano para você cabular a dobradinha de Educação Física, para dar um rolê com ele na casa de sei lá quem…

FURADA!

Sirene com preenchimento sólido

A amiga x vive pedindo provas de amizade. Recentemente, impôs uma condição: a de que só será sua amiga se você ficar somente com ela no intervalo…

HUMMM… DOR DE CABEÇA!

Sirene com preenchimento sólido

Você “vive pisando em ovos” sempre que está com o amigo x. Isso porque ele detesta ser contrariado e fica chateado com tudo. Sempre está “de mal” por causa de bobagens. Além do mais, não é honesto com você, pois só fala o que lhe agrada….

AFFF!!!

Sirene com preenchimento sólido

A amiga x só aparece quando ela pode ser beneficiada, seja para contar com sua superajuda no trabalho bimestral de História ou para pedir um pedaço de sanduíche no intervalo. Mas, fora isso, ela some! No fundo, você percebe que ela é uma pessoa interesseira… Sua mãe já tinha falado sobre isso…

CAI FORA!

Cuide-se! 

Converse sobre esse assunto com seus pais ou responsáveis; conte-lhes de sua decisão de afastar-se dessa pessoa. Peça-lhes conselhos de como fazê-lo. Como são mais experientes, saberão ajudá-la. Uma professora ou líder de confiança também poderá lhe dar orientações importantes. 

Ao identificar que uma amizade lhe faz mal, seja decidida a cuidar de si, mantendo distância saudável. Isso não é ser má, é ser inteligente, é preservar sua integridade física e/ou emocional. 

Ore a respeito e lembre-se: “as más companhias corrompem o bom caráter” (1Co 15.33). 

Fique firme.

Leia também:

Pressionada a fazer algo só para se enturmar

Bajulação? Eca!

Você sabe dizer não?