Hello, E.! Namorar não é igual tirar título de eleitor ou carteira de motorista – tipo, não é apenas por idade mínima. Tem mais a ver com maturidade, responsabilidade e capacidade de assumir um compromisso bem sério e exclusivo.
Se você ainda não tem idade para começar a pensar em casamento, então também não tem idade para começar a namorar. Embora o namoro não seja obrigatoriamente para casar, ele faz parte do processo que, idealmente, deve levar ao casamento. Em outras palavras, ao contrário do que se diz muito por aí, namoro não é um passatempo. Só porque você está a fim de alguém, só porque existe paixão e atração, não significa que é hora de namorar.
Boa parte de sua adolescência deve ser dedicada a aprender a desenvolver boas amizades (não só com meninas, mas com meninos também), relacionamentos saudáveis de companheirismo sem envolvimento romântico. Além de ser uma parte normal e fundamental do desenvolvimento de seu coração, essa fase prepara você para poder ter bons relacionamentos mais pra frente, quando você tiver maturidade suficiente para assumir compromissos sérios.
Outra coisa importante é levar em conta a opinião das pessoas mais velhas em sua vida. Eu sei que parece meio bobeira, mas pelo fato de seus pais e outros responsáveis terem mais experiência que você e conhecerem você bem, eles podem ajudá-la a entender se você já tem maturidade para se envolver seriamente com alguém (aliás, “ficar” não é uma opção, ok? Veja aqui: http://depapocomasu.blog.br/faqs/2018/02/faq-2-ficar-e-errado-ou-nao/).
Se você fizer as coisas no tempo certo, com calma e sem pressa, você vai poder aproveitar muito melhor tudo de bom que um relacionamento comprometido pode oferecer. Converse com Deus sobre essa questão. Peça para ele te dar sabedoria, paciência e muita calma. E confie que, no tempo certo, quando você estiver preparada, ele vai lhe mostrar o caminho.
E, se por acaso seus pais já lhe disseram que é cedo para namorar, veja este texto aqui sobre como lidar com isso: http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/02/meus-pais-nao-me-deixam-namorar-e-agora/
Se quiser conversar mais sobre esse ou qualquer outro assunto, é só escrever novamente. Estamos à disposição!
Kisses,
Su