Hello, M.! Tem gente que dá uma lista de “pode” e “não pode” no namoro, mas eu acho que isso não funciona, pois a gente sempre dá um jeitinho de contornar as regras, não é mesmo? kkk
Em minha opinião, tudo começa com compromisso com Deus e oração – vocês dois precisam orar juntos e pedir direção clara de Deus para o nível de intimidade física do seu relacionamento. Manter esse nível dentro do que Deus mostrar para vocês é responsabilidade dos dois. Ninguém é freio de ninguém. Por isso é importante orar e dialogar e chegar acordos sobre alguns limites estabelecidos por vocês dois.
Além disso, é super importante vocês entenderem que intimidade física tem que ser proporcional ao nível de compromisso e de intimidade em todas as outras áreas. Aliás, a intimidade física é a última coisa que a gente deve desenvolver em um relacionamento. Primeiro, vem a amizade, o companheirismo, a intimidade de pensamento e intimidade espiritual (crescer juntos na fé).
E maturidade e independência também. Por exemplo, se vocês não têm maturidade para assumir um compromisso para a vida toda, nem condições de se manter financeiramente, de viver de forma independente de suas famílias, não podem se envolver em intimidades físicas que despertarão o desejo de uma relação sexual completa que, mesmo tomando os devidos cuidados, pode acabar gerando outro ser humano – pelo qual vocês serão responsáveis, aliás.
Portanto, fiquem atentos para o tipo de carícias que gera desejo de mais intimidade. Beijar e abraçar pode ser ótimo, mas se logo vira amasso, que vira um “ensaio” para uma relação sexual, aí complica. Se vocês não querem ter sexo antes do casamento, não podem ficar “ensaiando” com preliminares e tendo carícias que envolvem de tudo, menos penetração.
Portanto, tenham clareza diante de Deus daquilo que vocês querem. De quais são seus padrões e seus objetivos. Sem isso, vai ser difícil resolver o que pode ou não para vocês dois em cada etapa do relacionamento.
Eu sei que essa é uma resposta meio indefinida, que não te dá uma série de regras, mas é muito melhor vocês dois conversarem com Deus e um com o outro e fazerem acordos sobre seus limites do que alguém de fora dizer o que é permitido ou proibido. Levem em conta tudo o que eu falei e busquem direção clara de Deus. Ele gosta muito de nos mostrar aquilo que alegrará o coração dele. Confiem nisso!
Até a próxima!
Kisses,
Su