Profissão Social Media

Você curte navegar pelas redes sociais e vem pensando na ideia de um dia trabalhar com elas? Pois bem, para que você fique por dentro do universo do Social Media, conversamos com Laura Cardoso, uma jovem Analista de Mídias Sociais que é apaixonada por comunicação e fotografia. No bate-papo, ela conta pra gente detalhes do seu dia a dia e compartilha uma série de dicas preciosas. Bora conferir?

 

Laura, o que um social media faz?

O social media é um profissional que desenvolve diversas atividades relacionadas às redes sociais de uma pessoa ou empresa. O social media é encarregado de produzir conteúdo para redes sociais (fotos, vídeos e textos), interagir com seguidores e analisar métricas que avaliam o desempenho da pessoa ou marca nas redes. As métricas são os números de seguidores, o alcance das publicações, as curtidas, os comentários, os compartilhamentos…

 

Como as redes sociais surgiram em sua vida?

Desde criança, eu já estava nas redes sociais. Lembro-me de criar meu perfil no Orkut aos 9 anos e de acompanhar as postagens dos meus colegas da escola. Esse foi só o começo. Depois, veio o Twitter (onde eu tinha perfis de fã clube de bandas), Tumblr, Formspring, Facebook, Instagram, Snapchat, Tiktok, BeReal… e por aí vai. Amo muito esse universo desde pequena.

 

Você estudou Publicidade e Propaganda, né? Por que decidiu fazer esse curso?

Eu sempre gostei de fotografia e passei grande parte da minha adolescência querendo ser fotógrafa. Com o tempo, percebi que gostava bastante da área de comunicação também.

Ao olhar as opções de cursos, o de Publicidade e Propaganda (PP) me chamou a atenção porque me daria condições de exercer atividades totalmente diferentes a partir dele. Mas confesso que o fator decisivo que me fez escolher PP foi a matéria “Fotografia Publicitária”, que havia na grade do curso na universidade em que queria ingressar. Pensei: “É isso! Vou juntar duas coisas que eu amo!”.  

 

No que um social media é formado? É obrigatório cursar PP?

Não, não é obrigatório cursar PP. Na realidade, para ser um social media, você não precisa de formação específica, mas normalmente os profissionais que atuam na área são publicitários ou jornalistas.

O importante é você gostar e ser uma grande usuária de redes sociais, além de ter afinidade com comunicação, estar sempre antenada às tendências e buscar novos cursos para se atualizar.

 

Como é o dia a dia da profissão?

Assim como as redes sociais, o dia a dia da profissão é bem dinâmico.

Além de precisar estar antenada (ficar por dentro de memes, por exemplo) e analisar se você consegue utilizar algo que está bombando no seu conteúdo, também é necessário estudar constantemente sobre novas redes e buscar maneiras inovadoras de transmitir a mensagem. Nessa área, tudo muda muito rápido, e uma rede social pode surgir amanhã. Por isso, é importante estar disposta a aprender todos os dias.

 

Quais características um social media precisa ter?

Para se desenvolver como social media, é necessário:

 

Por que é interessante trabalhar como social media?

Acho que como eu sempre gostei de redes sociais, trabalhar com isso parecia juntar o útil ao agradável. Imagina que legal ficar no Instagram o dia inteiro?! Mas é claro que não é bem assim.

 

Trabalhar com redes sociais é interessante porque é uma área que muda constantemente. Sempre tem alguma atualização ou ferramenta que está sendo lançada, e precisamos encontrar novas formas de comunicar uma mensagem.

 

Envolve muito mais do que eu imaginava. Ainda assim, acho divertido trabalhar com um “passatempo”. Para mim, criar conteúdo para redes é um trabalho dinâmico e leve.

 

Quais são seus passatempos prediletos (além de navegar nas redes sociais, é claro! rs)

Gosto muito de fotografia, edição de fotos e vídeos e de assistir a um bom filme!

 

Uma mensagem às meninas que querem ser social media

Trabalhar com redes sociais é muito bacana, mas também desafiador. Tenham em mente que vocês não se comunicarão apenas com seguidores, mas, sim, com muitas pessoas que vocês não conhecem, cada uma com sua história. Portanto, saber comunicar de forma impactante e, ao mesmo tempo, respeitosa é importantíssimo.

 

Você vai gostar de ler também:

Profissão: Comissário (a) de voo

Profissão: Escritora

TikTok, Youtube, Instagram, etc e tals..