Profissão: Escritora

Ser escritora… ah, que maravilha! Acordar tarde, ficar de pijama o dia todo, tomar um longo café da manhã e, quando vier a inspiração, escrever uma porção de capítulos emocionantes de seu próximo livro! Passar horas conversando com fãs e dando autógrafos em livrarias e, entre um sucesso e outro, viajar pelo mundo buscando ideias para novas histórias. Perfeito, não?


 

Talvez esse seja o sonho de muitos escritores, mas a realidade geralmente é um pouquinho diferente.

 

Para começar, existem vários tipos de escritores. Autores de ficção escrevem histórias que vão de romance e aventura a roteiros de séries e mangás. Escritores de não ficção trabalham para blogues, jornais e revistas e escrevem livros sobre pessoas e acontecimentos atuais ou históricos. E, nos meios cristãos, temos escritores que conversam conosco sobre Deus e o que significa viver para ele. Mostram como podemos colocar em prática o que a Bíblia ensina e nos dão palavras de consolo e ânimo para momentos difíceis. Esse é o tipo de texto que eu gosto de escrever!

 

Alguns autores dedicam todo o seu tempo a escrever. A maioria, porém, tem profissões diversas e escreve nas horas vagas. No Brasil, são raros os autores que conseguem se sustentar apenas com a venda de seus livros. No meu caso, divido o tempo entre escrever e traduzir textos. É uma combinação bem legal, pois aprendo um milhão de coisas com aquilo que traduzo. E, depois, uso esse conhecimento nos livros que escrevo!

 

Para muitos autores, escrever é um trabalho motivado por amor e pelo desejo de contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor – seja por meio de textos que as farão viajar na imaginação, ou de textos que transmitirão informações e conselhos úteis.

 

Voltando ao começo da conversa, não conheço nenhum escritor que possa ficar “esperando a inspiração chegar”. Temos contratos com editoras e prazos de entrega (chamados deadlines). Isso significa que precisamos de uma rotina bem organizada e não podemos nos deixar levar por distrações (tipo, redes sociais, kkk).

 

Para que um texto fique bem feito, geralmente preparamos um rascunho com as ideias gerais e, depois, escrevemos de modo mais detalhado. Aí vem a hora de ler, reler, corrigir, ajeitar e (ufa!) entregar para o editor. Depois disso, o texto passa por uma porção de etapas antes de chegar ao leitor, mas esse é um papo para outro dia!

 

Quer desenvolver o hábito de ler?

Acesse a série: “Bons hábitos de leitura!”

 

Se você tem interesse em ser escritora, aqui vão algumas dicas:

 

  1. Leia um moooonte, textos de vários tipos e sobre diferentes assuntos. Isso ampliará seus horizontes e ajudará na hora de criar novos conteúdos.
  2. Preste atenção na forma que os textos são construídos. As frases são longas ou curtas? Que conceito cada parágrafo apresenta? Como são as descrições? Os personagens parecem reais? As ideias são claras?
  3. Tenha um espaço (em papel, no celular ou no computador) para registrar ideias: temas para histórias, personagens que você está criando em sua mente, assuntos para pesquisa. Também vale colecionar fotos, desenhos, mapas e qualquer outra coisa que ajude a captar aquilo que está em sua imaginação.
  4. Escreva um pouquinho todos os dias – narrações, descrições, opiniões, textos curtos para redes sociais. Seu talento natural precisa ser desenvolvido por meio de trabalho.
  5. Converse com escritores e com outros profissionais do mercado editorial. Eles poderão compartilhar experiências e lhe dar sugestões!
  6. Prepare-se. Faculdades de jornalismo e letras, cursos de redação e escrita criativa são algumas das formas de adquirir o conhecimento técnico necessário para escrever bem, mas existem muitas outras.
  7. Por fim, o mais importante: confie que Deus conduzirá sua vida profissional. Eu comecei minha carreira estudando para ser piloto de avião e, depois de muitas reviravoltas, Deus me colocou na profissão de tradutora-escritora, que eu amo de paixão. Ele verdadeiramente sabe o que é melhor para nós!

 

E, se quiser conversar mais sobre esse assunto, escreva para mim no Pergunte à Su, aqui no blog. Vai ser ótimo trocar uma ideia com você!

 

Ah, e só pra você saber, muitos dias eu trabalho de pijama, sim! J

 

A seção “bastidores” no blogue da Editora Mundo Cristão está repleto de conteúdo sobre o assunto! Para acessá-lo, clique aqui.

 

Temos uma novidade para contar!

 

A Su lançou um livro lindíssimo pela Editora Mundo Cristão, o Devocionais para meninas, que traz orientação na medida certa para nosso coração e nossa mente.

 

Como a Su tem muita experiência ao falar com adolescentes, Devocionais para meninas alia ensino e aconselhamento com uma série de atividades que estimulam a reflexão e facilitam o entendimento e a aplicação dos princípios da Palavra de Deus.

 

 

Livro Devocionais para meninas, escrito por Susana

Cuidadosamente elaborado a partir do estilo de vida cristão, e tendo em vista assuntos de nosso dia a dia, o livro trabalha questões delicadas da adolescência numa linguagem gostosa de ler e fácil de entender, tornando o momento devocional profundamente significativo.

 

Dentre diversos conteúdos, Devocionais para meninas traz 52 atividades “ou treinos”, um para cada semana do ano, que abarcam temas como: Amizade; Família; Estudo; Trabalho; Namoro; Casamento; Sexo; Corpo; Saúde; Beleza; Lazer e Descanso. E há ainda um bônus: devocionais para celebrar o aniversário, a Páscoa e o Natal.

 

Para contar essa novidade a seus pais — e pedir o Devocinais para meninas de presente para eles! — compartilhe o link da sinopse que está no blogue da Editora Mundo Cristão. Nele, vocês conseguirão ainda acessar um trecho do livro, para já ficarem por dentro da novidade. Legal, né?

 

Acesse neste link aqui

 

Devocionais para meninas

 

Outros artigos da Série “Profissões”:

Profissão “Publicitária”

Profissão “Comissário (a) de voo”