Preste atenção ao que você fala

[…] Que todas as suas palavras sejam boas e úteis…

Ef 4.29

Devemos falar com sabedoria, pois as palavras podem afetar nosso ânimo. Xingamentos, palavrões e frases negativas sobre si devem ser evitadas. Que utilidade há em dizer grosserias sobre a própria aparência, sobre uma nota ruim que tirou na escola ou sobre sua maneira de se comunicar?

Ao invés de falar “sou feia e nunca serei bonita como a Carol”, diga: “Sou uma pessoa única e tenho minha própria beleza”. Em lugar de afirmar: “Sou ‘burra’ mesmo, tirei outro 5 em matemática”, prefira: “Não consegui uma boa nota desta vez, mas vou me esforçar, explicar minha dificuldade ao professor (a) e fazer o meu melhor da próxima vez”. Em vez de resmungar: “Jamais vou ser popular e me comunicar tão bem como a Samanta”, diga: “Comunicar-se bem é uma habilidade que pode ser aprendida. Vou aprendê-la e desenvolver a arte de falar bem!”.

Viu? Com as palavras certas, o caminho para a superação fica mais fácil. Faça isso e anote os resultados.

***

Falar grosserias sobre mim é pura perda de tempo! Obrigada, Deus, por me ensinar a falar positivamente, a usar as palavras a meu favor. A partir de agora, vou ser mais cuidadosa com o que falo e apenas dizer o que me ajudará a superar dificuldades, fortalecer a autoestima e alcançar objetivos. Amém.