Preguiça de voltar às aulas presenciais
Pode ser que você tenha amigos que estão animadíssimos com a volta às aulas presenciais, mas, ao notar a animação deles, você se sente, digamos…., não tão animada assim. Não é que haja algo de errado contra os amigos ou a escola, mas…, lá no fundo… você percebe que se acostumou com a cama quentinha até mais tarde, a geladeira sempre à disposição, a possibilidade de estudar com seu pet do lado e a facilidade de acessar o conteúdo das aulas pelo computador ou celular (fato que você amou!).
E agora?
Calma… calma… muitos alunos e alunas se sentem assim também. Você não é a única que gostaria de que as aulas remotas continuassem um pouquinho mais. Cada ser humano tem gostos diferentes e lida com as circunstâncias a seu modo. Enquanto as aulas remotas para uns é um pesadelo, para outros é como se fossem um mix de férias com aulas… rs!
E como driblar a preguicinha de voltar às aulas presenciais?
Vamos pensar em três pontos:
- Conviver com outras pessoas é positivo e faz bem a você.
- A vida escolar é (e pode ser) uma fase legal. Se há a possibilidade de ir, aproveite!
- A rotina de ir e vir fortalece a disciplina (o que é muito bom).
Pensemos sobre cada um:
1 – Conviver com outras pessoas é positivo e faz bem a você
Você sabia que diversos estudos da Psicologia e da Sociologia têm comprovado que o convívio social colabora para o desenvolvimento humano, faz bem para o cérebro e até torna a gente mais feliz? Pois é, quando estamos com pessoas que queremos bem, nosso corpo reage positivamente, produzindo bem-esta e alegria.
Outro fator importante é que precisamos dialogar, trocar ideias, ouvir e aprender. Quando temos um amigo, parente ou professor para nos ensinar, corrigir e direcionar, voamos mais alto. O ambiente escolar, aliás, é um lugar extremante produtivo para o aperfeiçoamento de habilidades, já que professores, inspetores e demais membros da comunidade podem nos transmitir bons valores e conhecimentos úteis para a vida pessoal e profissional.
Aliás, é no convívio com outras pessoas que podemos partilhar o amor de Deus e fazer o bem. Bom, né?
2 – A vida escolar é uma fase legal. Se há a possibilidade de ir, aproveite!
Muitos adultos consideram a época da escola uma fase inesquecível. É porque nesse tempo fazemos amigos, aprendemos muita coisa nova, curtimos a hora do intervalo dando risadas, participamos de teatros, campeonatos, festas e passeios, e até nos surpreendemos quando tiramos um 10 no boletim.
Tá… nem tudo são flores, mas, ainda assim, aprendemos a superar dificuldades, a resolver conflitos, a fazer nossa voz ser respeitada. Exemplos?
- Quando estudamos bastante para não ficar de recuperação e conseguimos passar de ano;
- Quando não damos bola para o que aquela menina fofoqueira diz;
- Quando denunciamos o garoto chato que coloca apelido em todo mundo.
Leia: 10 dicas para a sobrevivência escolar
3 – A rotina de ir e vir fortalece a disciplina (o que é muito bom).
Pode ser que a palavra “disciplina” lhe provoque arrepios. Mas disciplina não é necessariamente algo ruim. Vejamos alguns exemplos do que é disciplina na perspectiva dos hábitos saudáveis:
- Chegar à escola sem correria;
- Entregar as tarefas e trabalhos em dia;
- Manter os cadernos sempre organizados e limpos;
- Ter tempo determinado para estudar e se divertir;
- Dedicar um período do dia para aprender algo novo;
- Fazer atividade física com regularidade;
- Manter uma alimentação saudável;
- Dormir bem.
A disciplina ajuda a manter a vida em ordem e evita o estresse!
Bora ficar animadas?
Quando a pandemia passar ou os protocolos sanitários liberarem a volta às aulas, pense neste artigo se a preguiça bater! Focalize a atenção no que é positivo e faça o seu melhor. Combinado? Xô na preguiça e bora aproveitar esse tempo bom da vida.
Você também vai gostar de ler: