Querida S., estar apaixonada pode ser muito bom, não é mesmo? Ao mesmo tempo, contudo, é algo que exige bastante cuidado, pois, a fim de tomarmos decisões acertadas, que não causem grandes sofrimentos e mágoas depois, precisamos pensar com a cabeça, e não com o coração.
Vendo sua situação de fora, existem alguns elementos que me preocupam.
O primeiro deles é a relação de parentesco entre vocês. Embora fosse comum no passado haver romance entre primos, hoje nossa cultura começa a entender que esses relacionamentos muitas vezes vêm acompanhados de complicações tanto relacionais como biológicas. Por exemplo, a união entre primos de primeiro grau aumenta grandemente o risco de gerar filhos com problemas congênitos.
Segundo, você fala de brigas e discussões. Um relacionamento saudável, que tenha um futuro promissor, não é marcado por esse tipo de conflito. Se vocês estão tendo dificuldade em se entender agora, como será adiante? A tendência dessas diferenças de opinião não é melhorar com o tempo, mas piorar.
Terceiro, a forma como você descreve seu primo transmite a impressão de que ele é um tanto possessivo. Posso estar enganada, é claro, mas dá a sensação de que ele cobra sua presença simplesmente porque ele quer ter você por perto – sem muita consideração por seus sentimentos. Você também tem liberdade de cobrar a presença e o compromisso dele, nesse mesmo nível? Ou você precisa estar à disposição dele, mas ele não está à sua disposição? Para que um relacionamento dê certo, precisa ter respeito de ambas as partes e reciprocidade, ou seja, ambas as partes precisam se dedicar.
Quarto, se você suspeita que ele não gosta de você da mesma forma que você gosta dele, também é um sinal de futuros problemas. Por mais carinhoso e atencioso que ele seja agora, será que essa disparidade não aponta para o sério risco de isso mudar no futuro e de você se encontrar em uma posição inferior – “aquela que vem quando ele chama”?
Por fim, o fato de você estar em dúvida e de colocar tudo isso na balança mostra que, embora você esteja apaixonada, tem percepção e maturidade para ver que esse relacionamento não parece ter muito futuro.
Em minha opinião, portanto, é de grande importância você se afastar desse primo, pelo menos por um tempo, para conseguir enxergar as coisas com mais clareza. Se ele tem afeto verdadeiro por você, ele vai entender e vai se dispor a esperar enquanto você analisa a situação com calma. Aproveite esse tempo para conversar muito com Deus e pedir bastante sabedoria e clareza.
A meu ver, você tem a oportunidade de se poupar de um monte de angústias e sérios problemas futuros, mesmo que isso lhe cause algum sofrimento no presente.
Pense com calma e deixe Deus falar a sua mente e a seu coração!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, apareça aqui!
Kisses,
Su