Pergunta:

Resposta da Sú:

Cara, eu sei por experiência própria como desviciar de alguma coisa é difícil, mas também posso garantir que não é impossível! O primeiro passo importante você já deu, que é reconhecer que essa situação não tá legal.

O segundo passo é você reconhecer que vai precisar de ajuda pra encarar esse desafio. Primeiro, converse com Deus (não precisa ser cristão pra fazer isso – Deus ouve todo mundo quando a gente fala com sinceridade) e peça ajuda dele. Eu já vi muita gente em situações impossíveis receber força de Deus para fazer coisas que pareciam impossíveis! Segundo, procure alguém perto de você que possa dar um apoio. O ideal seria alguém da sua família, mas pode ser algum outro adulto de sua confiança, ou um amigo seu que não tem esse mesmo problema. Conte pra essa pessoa o que está acontecendo e peça para ela dar uma força (já vou explicar como).

O terceiro passo é usar a ajuda dessa pessoa que você escolheu. Deixe essa pessoa trocar as senhas de seu computador, notebook, tablet, etc (e/ou da sua rede wi-fi). Toda vez que você quiser usar a internet, essa pessoa vai ter que acessar por você (sem que você veja). É um passo radical, mas às vezes é o que funciona melhor no começo. Antes de entrar online, defina quanto tempo você vai gastar (2 horas no máximo de cada vez é melhor) e peça para essa pessoa chamar você quando for hora. Mantenha esse esquema por algumas semanas, até você sentir que está “desintoxicado”. Sim, eu sei que é difícil, mas lembre-se do primeiro passo – pedir a ajuda de Deus. Você vai ter que falar com ele o dia todo, sempre que der vontade, e pedir para ele ajudar você a lidar com essa compulsão.

O quarto passo é avisar seus amigos que, daqui pra frente você vai estar online só em determinados horários. Não é pra eles ficarem chamando você fora desses horários. Eu entendo que talvez dê vergonha de falar isso, mas se você realmente quer desviciar, vai precisar da ajuda deles também.

O quinto passo é mudar sua rotina. Às vezes a gente vicia em internet simplesmente porque pensa que não tem outras coisas pra fazer. Procure em esporte, vá correr no parque, trabalhe como voluntário numa ONG, vá lavar carro, limpar jardim, ou fazer qualquer outro trabalho que exija esforço físico e canse. Pode ser que você consiga uma graninha e, quando voltar pra casa, vai ter menos energia pra gastar online. Ocupar sua mente com coisas do mundo não virtual ajuda um monte. Encontrar com amigos off-line também.

E, se você ainda tiver dificuldade de mudar seus hábitos, procure ajuda de um grupo especializado em lidar com vícios desse tipo. Tem um bem legal chamado Celebrando a Recuperação.

http://www.celebrandoarecuperacaosp.com.br/

Deus tá super interessado em ajudar você a mudar essa situação. E, sempre que precisar de uma força, tmj! É só escrever.

Kisses,

Su