Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, K.! Sinto muito que você esteja passando por esse tempo tão difícil, amiga! Eu entendo como é a gente se sentir sobrecarregada. Aí, vem as mentiras todas sobre nosso valor, nossa capacidade, etc., e isso só piora as coisas. Que bom que você sabe que Deus vê você como filha perfeitamente amada, aceita e acolhida. Apegue-se sempre a essa verdade!

Além disso, peça ajuda de Deus para evitar ao máximo as comparações. Cada pessoa tem sua jornada, cada pessoa tem sua história e Deus tem um propósito para cada uma. Isso significa que Deus pode usar essa dificuldade toda para produzir coisas boas em sua vida. Portanto, quando vierem os pensamentos de comparação, peça ajuda para Deus e diga para ele que você quer descobrir os planos dele para sua vida.

E eu sei que reprovar parece ser uma tragédia, mas isso não diz nada sobre sua inteligência, sua capacidade e seu valor. Não tenha medo nem vergonha de buscar ajuda na sua faculdade. Toda instituição educacional tem profissionais para acompanhar os alunos que buscam assistência. Informe-se no site da sua faculdade, na secretaria ou com algum professor de sua confiança. Aliás, muitas vezes é boa ideia conversar diretamente com os professores e pedir conselho e ajuda deles. Eu sei que é assustador fazer isso, mas buscar auxílio é a melhor coisa que você pode fazer nesse momento. Não espere o peso aumentar ainda mais. Você ainda tem tempo de reverter a situação. Também pode ser boa ideia buscar apoio psicológico (várias faculdades, particulares inclusive, oferecem esse serviço de forma gratuita para pessoas de fora – que não são alunas). Dê uma pesquisada nisso.

Por fim, eu entendo bem como é difícil a gente manter a calma quando vê a família lutando com questões financeiras. Isso tira a nossa paz, aumenta a ansiedade e cria um peso adicional. Mas, é importante você entender que, no momento, as questões financeiras são responsabilidade de seus pais. Algo que eles vão ter de buscar direção de Deus (e talvez ajuda de outras pessoas) para resolver. Não tome esse peso sobre seus ombros, pois não ajuda em nada nos seus estudos!

Embora você precise dedicar bastante tempo aos estudos, peça para Deus ajudá-la a criar um tempinho para fazer alguma outra atividade (dormir um pouco mais, conversar com amigos, assistir uma série, etc.). Essas pausas são importantes para descansar sua mente e tornar os períodos de estudo mais produtivos. Às vezes, não é uma questão de simplesmente estudar mais; é uma questão de estudar com a mente mais tranquila e descansada, sem ficar se aterrorizando com a possibilidade de reprovação ou sem ficar ansiosa demais com a situação de seus pais. Eu sei que não dá para desligar tudo isso, mas dá para levar essas preocupações todas para Deus continuamente, sempre que elas surgirem em seus pensamentos, e pedir ajuda dele para descansar no cuidado e no amor imeeeenso dele por você. Confie nisso!

E, sempre que precisar, estamos aqui!
Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.