Hello, D.! Sempre bom encontrá-la aqui 🙂
Quanto a seu sobrinho, meu conselho é que, por ora, vocês não o confrontem, mas apenas intensifiquem as orações a esse respeito. Eu sei que várias coisas apontam para uma tendência homossexual, mas é bom lembrar que tendência, assim como a tentação, não é pecado. Pecado é agir em função dela. Como vocês não sabem com certeza se ele está agindo em função dessa possível tendência (e nem mesmo tem certeza absoluta se ela é real), a meu ver é tempo de interceder por esse rapaz e pedir muita clareza de Deus para as interações com ele. Infelizmente, quem luta contra alguns tipos de propensão muitas vezes é excluído da comunhão com outros cristãos (mesmo quando a pessoa luta contra a propensão) e leva uma insuportável bagagem de culpa e vergonha. Se, de fato, seu sobrinho tem envolvimento ou tendência homossexual, não é de surpreender que ele mantenha isso em segredo.
Ao mesmo tempo em que oram por ele, procurem criar na família um ambiente de acolhimento, sem condenações. Sim, a homossexualidade foge do ideal de Deus, mas, até aí, outras coisas também entram na mesma categoria, como fofoca/maledicência, inveja, gula, cobiça e tantos outros pecados. O caminho para a restauração espiritual passa sempre pelo reconhecimento do pecado dentro de um contexto de graça, misericórdia, perdão e renovação. Eu falo sobre esse assunto neste post:
http://depapocomasu.blog.br/sexo/2018/03/sinto-atracao-por-outras-meninas-e-agora/
Se, de fato, seu sobrinho tem propensões homossexuais, talvez ele precise lutar contra elas para o resto da vida. E talvez seja mais apropriado ele se manter solteiro, como fazem outros cristãos que lidam com essa questão. A homossexualidade não é um simples hábito, vício ou “sem-vergonhice”, que pode ser largado facilmente. Sim, Deus tem pleno poder para trabalhar e transformar, mas nem sempre isso significa que a pessoa vai constituir família. Não esperem nem insistam, portanto, que ele se relacione com mulheres da igreja, pois isso só aumentará a angústia dele.
Aproveito para recomendar um excelente vídeo sobre esse assunto: https://www.youtube.com/watch?v=IWDFu0QASUw
Também dois livros interessantes (aliás, você pode até comprar um deles e deixar à vista do seu sobrinho “como quem não quer nada”, rs):
http://www.mundocristao.com.br/produto/887/Crist%C3%A3o-homoafetivo%3f
E, como disse, muita oração, muita paciência, muito respeito e muito acolhimento, aconteça o que acontecer.
Quanto à Ceia, conversei com outra menina sobre isso aqui:
Nessa resposta, recomendo um texto muito legal sobre esse assunto. Espero que ajude a esclarecer sua dúvida!
Kisses,
Su