Hello, D.! A meu ver, nessas ocasiões a gente precisa ter muito tato e muita sabedoria. Ao mesmo tempo em que é uma situação delicada, também pode ser uma oportunidade de testemunho (e de edificação para outros cristãos).
Existe uma diferença entre aceitar presentes de Páscoa e participar disso. Se alguém me dá um ovo de chocolate, eu agradeço, desejo boa Páscoa para a pessoa e, se tiver oportunidade, aproveito para falar alguma coisa sobre o significado dessa festa. Você pode, por exemplo, perguntar se a pessoa sabe por que esses elementos são comuns na Páscoa. E pode explicar que eles representam vida e que, nessa festa, nós celebramos a vida que Deus nos dá em Cristo.
E, depois, fique à vontade para saborear o chocolate com gosto (rsrs) e aproveite para orar pela pessoa que presenteou você.
Agora, não considero apropriado nós cristãos distribuirmos ovos e coelhinhos (nem mensagens e/ou imagens que tenham esses elementos). Existem muitas outras formas de celebrar essa data. Na próxima Páscoa, você pode pedir que Deus lhe dê inspiração e criatividade para preparar lembrancinhas para presentar amigos e colegas cristãos e não cristãos. Por exemplo, você pode dar um saquinho de biscoitos caseiros com um cartão que fale algo sobre o verdadeiro significado da data. Ou pode distribuir flores, ou algum outro mimo. Eu lhe garanto que, se você pedir, Deus lhe dará boas ideias para comemorar, presentear e testemunhar ao mesmo tempo!
Kisses,
Su
Aproveite para ler nossa mensagem de Páscoa para você aqui:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2019/04/mensagem-de-pascoa-para-voce/