Sim, deve estar doendo muito, pois sentir-se envergonhada é realmente chato. Se você está lendo este artigo e sente seu coração apertado por algo que aconteceu, sinta-se abraçada. Independentemente da situação que tenha feito você sentir vergonha, saiba uma verdade: essa dor vai passar!
Este artigo foi escrito para ajudá-la a superar essa situação de modo inteligente e efetivo. Portanto, respire fundo, uma e duas vezes; relaxe os ombros, busque uma posição confortável e continue a leitura. Vamos lidar com essa sensação que está deixando o seu coração apertado e encontrar um caminho para que você possa ficar mais tranquila.
Converse com alguém de confiança
Contar para alguém o que está sentindo certamente trará alívio para o seu coração. Quando compartilhamos o que nos aflige, aliviamos a tensão gerada pelo turbilhão de pensamentos e permitimos que nossa mente verbalize o que está no íntimo. Conversar, especialmente com seus pais ou responsáveis, também trará a oportunidade de:
- Dividir uma carga que estava pesada demais para você;
- Ver o problema a partir de outro ponto de vista, com base no que a outra pessoa falar;
- Aumentar a conexão com seus pais (ou com o amigo ou responsável com quem conversar);
- Encontrar maneiras de se distrair e se divertir;
- Perceber que não é algo tão sério quanto imaginava;
- Obter palavras de ânimo, fé e motivação;
- Sentir-se amada, querida e protegida.
- Ter auxílio para buscar orientação profissional (de um psicólogo, médico ou conselheiro), caso necessário.
Ninguém está pensando no fato agora!
De certo modo, é até engraçado saber que, neste momento, provavelmente ninguém está pensando: “Será que ela ainda está com vergonha?” “Nossa, a vergonha dela (você) mudou minha vida!” Na-na-ni-na-não! Ninguém faz isso!
Exceto seus pais, amigos e parentes muitíssimo próximos, a verdade é que todos estão preocupados com a própria vida, com os próprios problemas, com as próprias lutas. Você tampouco está pensando na vergonha que outras pessoas passaram! A lembrança da vergonha delas pode até vir, mas é logo tomada por algo que realmente importa para você. #SomosTodosIguais!
Quando passamos vergonha, temos a ilusão de que nossos amigos e amigas estão 24 horas pensando em nós, na situação em que nos sentimos envergonhadas, mas é muito difícil que isso realmente aconteça!
Dê tempo ao tempo
O tempo é um excelente remédio. É possível que você dê boas gargalhadas e lembre-se disso que aconteceu até mesmo como algo “bobo”. Isso é bastante comum, sabia?
Distraia-se!
Não fique remoendo nem alimentando amargura em torno da situação. Mude o foco! Anote algumas dicas:
- Assista à série ou ao filme de que mais gosta
- Crie uma playlist com músicas que a coloquem para cima
- Brinque com seu pet
- Cuide de uma plantinha
- Invente algo novo: como um encontro on-line para falar de seu artista favorito
- Leia um livro interessante
- Ria com piadas e vídeos engraçados e que sejam de bom gosto
- Peça para sua mãe ou seu pai ajudá-la a preparar uma sobremesa gostosa
- Cante
- Dance
- Louve a Deus
- Ouça sermões
- Leia a Bíblia
Conte tudo para Deus
Deus, nosso Pai amado, sabe tudo o que causa tristeza no coração do ser humano, incluindo a vergonha. Por isso, você pode pedir-lhe ajuda para lidar com ela. Você pode orar assim:
“Pai, sinto-me envergonhada por (conte-lhe o problema). Estou angustiada por causa disso. Acalma o meu coração e ajuda a minha mente a descansar. Não me deixe ficar desanimada. Sei que o Senhor muda toda situação e é por isso que eu coloco essa vergonha em suas mãos. Já não preciso carregá-la, pois o Senhor, meu Pai Celestial, cuida de mim, de minha imagem e de minha alegria. Muito obrigado por me amar e tranquilizar. Amém.
Siga os passos escritos acima e fique tranquila. Isso vai passar!
Você também vai gostar de ler!