Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi, B.! Ótima pergunta! Para começar, é bom você entender que você não tem como “salvar” seu amigo da situação em que ele se encontra. O uso de drogas envolve uma porção de fatores internos e externos bem complicados, que precisam ser tratados por pessoas preparadas para isso. No entanto, os amigos têm um papel importante na recuperação.

A primeira coisa que você pode e deve fazer é orar muito por ele. Deus tem acesso aos lugares mais profundos do coração e sabe exatamente o que está acontecendo com seu amigo. Peça que Deus restaure a saúde física, emocional e mental dele.

Segundo, você pode demonstrar amizade incondicional e firme. Em minha opinião, seria bom você conversar numa boa com seu amigo (nada de fazer sermão!) e dizer que essa história de usar drogas pode parecer o máximo agora, mas vai se complicando cada vez mais. Diga que você gosta muito dele e, por isso, queria que ele procurasse ajuda.

Terceiro, pesquise clínicas e profissionais sérios em sua região que tratem desse problema e transmita essas informações para seu amigo. Mesmo que ele se mostre resistente no início, vale a pena falar sobre isso com ele, pois a gente não sabe como Deus quer agir. Você pode começar sua pesquisa no site da organização Narcóticos Anônimos: http://www.na.org.br/.

Na medida do possível, continue a caminhar perto dele (às vezes quem usa drogas acaba se afastando de quem não usa) e a dizer que você quer ser amiga e ajudar. Persevere nas orações. Se ele permitir, ore junto com ele sobre esse assunto. E, de tempos em tempos, conforme Deus lhe mostrar, incentive-o a procurar tratamento especializado.

Eu sei que algumas dessa sugestões são difíceis de seguir, mas peça para Deus lhe dar forças e capacitação e, se for o caso, colocar na vida de seu amigo outras pessoas compreensivas que possam encaminhá-lo para um tratamento.

E lembre-se: o uso de drogas, em si, não é um problema moral. Ele tem a ver com questões emocionais e até físicas que precisam ser devidamente tratadas. Em geral, Deus usa o trabalho de profissionais qualificados nessa área para libertar as pessoas. Quem usa drogas não é mais nem menos pecador, mas a dependência pode, sim, levar a pessoa a se afastar cada vez mais dos planos de Deus para ela. Por isso é tão importante uma combinação de ajuda espiritual, psicológica e médica e de amizade sincera.

Kisses,
Su