Hello, A.! Queria começar nossa conversa lhe perguntando como anda sua caminhada com Deus ultimamente. Sei por experiência própria que uma coisa é nascer em lar cristão, onde a gente conhece todas as regras e aprende que deve “fazer tudo certinho”. Outra coisa beeem diferente é ter um relacionamento profundo com Deus, em que a gente entende cada vez melhor a graça, a misericórdia, o perdão, a compaixão e a paciência dele conosco. Não é uma questão apenas de “seguir as regras”, mas de entender o quanto Deus nos ama apaixonadamente, o quanto ele é bom e cheio de coisas boas para nossa vida. Embora ainda erremos em várias coisas não devemos nos ver apenas como pecadores. Se você aceitou de verdade que Cristo morreu por você, agora não é o pecado que define sua identidade. Sua nova identidade agora é de filha absolutamente amada, aceita e acolhida por Deus. Tudo o que a gente pensa e faz, todas as decisões que a gente toma, precisam levar em conta essa nova identidade.
Talvez pareça que isso não tem nada a ver com suas dúvidas, mas pense comigo:
1 – Você mostrou que tem consciência de que esse namoro às escondidas e com um bocado de intimidade física não foi o ideal. Ok. Mas você já conversou com Deus sobre isso? Já pediu perdão por ter se enrolado em uma situação que não fazia parte da história que Deus escreveu para você? E, o que é igualmente importante, você já entendeu que, se você pediu perdão, Deus apagou tudo isso do seu registro e lhe deu um novo começo? É difícil a gente deixar algumas coisas para trás se a gente não entender que Deus já colocou um ponto final na história. Peça ajuda dele para ver isso com clareza.
2 – Quando chegar o momento de você namorar outra pessoa, Deus vai lhe mostrar alguém que entenderá suas experiências e aceitará você. Deus não faz nada pelas metades. Se ele colocar alguém ao seu lado para ser seu companheiro para o resto da vida, ele vai providenciar para que essas coisas do passado não sejam obstáculo. Você poderá ser honesta com essa pessoa e, com certeza, poderá desenvolver com ela uma amizade ainda mais chegada. E terá a oportunidade de experimentar como é gostoso ter intimidade de alma antes de qualquer outra coisa.
3 – Por fim, quero sugerir que você use esse tempo de quarentena para coisas que serão de maior ajuda pra você em longo prazo (em vez de deixar os pensamentos correrem soltos e ficar remoendo o passado). Primeiro, reflita sobre o quanto você tem andado perto de Deus. Fale com ele, leia os bilhetinhos de amor que ele deixou escritos para você ao longo de toda a Bíblia. Separe momentos tranquilos para ouvi-lo falar com você. E, segundo, reflita sobre seus conceitos de namoro e relacionamentos e entenda que não é apenas uma questão de “fazer as coisas do jeito certo” da próxima vez. É uma questão de saber pra que você vai namorar e entender que, para tudo, a gente precisa de forças e ajuda de Deus. Separei dois posts sobre essas questões pra você.
Leia e pense com
calma e, se quiser, volte para conversarmos mais. Estamos à disposição!
Kisses,
Su