Pergunta:

Ooi su, tudo bom? Saudades, e hoje vim pedir ajuda. Assim, de princípio ano q vem cou lara o 3° ano do médio, já estou focando nos estudos, na faculdade Assim, eu conheci um moço (A) e temos uma amizade mt boa, tem 18 anos, tá formando esse ano, ele é estudioso, se dedica, tem planos para o futuro, me respeita, já me disse q sou uma moça de respeito, dentre outras qualidades; Mais assim, acho q lembra do meu antigo relacionamento com Xxx e não deu certo pq meus pais não aceitaram! Dessa vez eu percebi q ele pode ser a pessoa certa pelo fato das qualidades e todos os conselhos q minha mãe passou para procurar e encontrar um homem seja como ele é! Maas oq houve, bom, se conhecemos tem 4 meses, e passei a gostar dele, mais com a incerteza de ele ser a pessoa certa, então, tem 4 dias q eu saí dps do estágio com o A, e se beijamos, blz, maas, ele me disse q no final do mês de janeiro teria q viajar a trabalho, e talvez ele não volte, e eu fiquei na minha tentando engoir tudo, ainda nao havia caído a ficha; Mais se sentamos e eu falei, cara eu gosto mt de vc, e ele me disse o msm, e começou a me aconselhar: cara, gosto mt de vc, nao se preocupe com isso agr, fica bem, estude, o estudo é o nosso futuro! Se eu souber de lá q vc nao está focando, eu venho aq te empurrar, e se vc for ficar com alguém procure alguem melhor doq eu! Sú, eu caí em lágrimas sabe! E acabou q deu o horário de eu voltar para casa, mais eu fiquei bem mal, eu chorava a cada 7 minutos, e estava no chão; Fiquei bem dps q conversei com a minha mãe e falei tudo oq estava acontecendo, sobre ele? como ele é, e ela me disse “filha se vc gosta dele tenta! Ele é bnt, só q nao sei se vai dar certo? vai q ele fique com outra por lá” Mais assim, talvez ele fique por 5 anos, e ele me disse, se nao aguentar me fala q eu vou entender, a culpa vai ser minha, e eu respondi: nao meu bem, vc já havia planejado;Ele tem várias metas, mais ele tem em mente o namoro, no entando ele quer casar sabe, maas focar primeiro na carreira dele, e se ele ficar aq em Manaus a relação vai ser sério, caso nao, vai ficar complicado. Então assim su, ele me falou tbm q sr for para ser, vai ser sabe? Mais queria um conselho seu no q eu devo fazer? Preciso da sua ajuda. M.

Resposta da Sú:

Hello, M.! Bem-vinda de volta!

Para ajudar você a desenrolar um pouco essa situação, é importante entender, de verdade, o que é um namoro, como as coisas se encaminham e em que momento descobrimos que alguém é a pessoa certa.

Em minha opinião, essas questões estão um tanto confusas em sua mente e, por isso, fica difícil entender o que fazer.

Para começar, antes de um namoro tem que vir uma boa e loooonga amizade. O fato de esse menino estar se mudando é uma excelente oportunidade para vocês assumirem o compromisso de serem amigos à distância (e nada mais, por enquanto) e realmente se conhecerem melhor. Se há interesse de ambas as partes em cultivar um bom relacionamento, essa pode ser uma fase muito legal. Não fiquem pensando agora nos “e se” (“e se ele/você conhecer outra pessoa”, por exemplo). Concentrem-se no momento presente, sem criar expectativas em longo prazo. Um passo de cada vez!

Com o tempo, caso vocês percebam que a amizade está se aprofundando e o afeto está crescendo, aí vocês podem assumir o compromisso super-sério de namoro, mesmo que, por um tempo, seja à distância. Não é o ideal, mas é possível. Se já houver uma boa base de amizade e confiança, dá para namorar por um tempo mesmo que não estejam próximos geograficamente.

Esse é um excelente momento para ler (ou reler) nosso post sobre o que é um namoro de verdade:

https://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/afinal-o-que-e-namoro/

Aproveite e veja também este post sobre beijar (já que vocês se beijaram, é bom entender qual é o lugar dessa expressão de afeto em seus relacionamentos):

https://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/tres-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-beijar/

Por fim, é impossível dizer com certeza se alguém é a pessoa certa sem ter muuuuito e muuuuitos meses de convívio, de amizade, de compromisso. Essa percepção vem aos poucos, à medida que realmente conhecemos a pessoa. Não apressem as coisas. Sigam as etapas que eu descrevi acima. isso deixará tudo mais claro, mais definido, dará expectativas mais realistas e poupará vocês dois de sofrimentos.

E, como sempre lhe digo, fale com Deus, busque orientação dele. Sem ajuda de Deus, a gente sempre acaba quebrando a cara, kkk.

Bom final de ano e até a próxima!

Kisses,

Su