Hello, S.! Sempre bom ver você por aqui. E não precisa pedir desculpas por ter escrito bastante 🙂
Se eu contei direito, você usou a palavra “sinto” pelo menos oito vezes na sua pergunta. E esse é o “xis” da questão. Muitas vezes, existe uma diferença enorme entre nossos sentimentos e a realidade. Com certeza é o seu caso. Você sente que Deus deixou de amar você e que está distante, mas posso lhe garantir que nada disso é verdade. Falo por experiência própria, pois também passo por fases desse tipo no relacionamento com Deus. É um período difícil, mas também pode ser uma oportunidade de crescimento espiritual, desde que você não se aflija nem fique se culpando. Assim como a salvação não depende de nós, o processo de santificação também é obra exclusiva no Espírito Santo, e Deus é o maior interessado em nos ajudar nessas horas.
Meu conselho, portanto, é que você continue a orar ao longo do dia, agradecendo a Deus pelos presentes dele ao seu redor, apresentando suas dificuldades e intercedendo também por outros. Faça isso aos poucos, sempre que algo que lhe vier à mente – mesmo que você tenha a nítida impressão de que está falando com as paredes. Garanto que Deus está ouvindo e que, no tempo dele, vai honrar sua decisão de continuar se comunicando com ele não obstante seus sentimentos.
Quanto à leitura da Bíblia, que tal ler um ou dois versículos logo de manhã, antes de se levantar, e refletir sobre eles ao longo do dia. Às vezes, fico várias semanas pensando em trechos bem curtos da Bíblia. O importante nesses períodos de “deserto” (em que Deus parece ter se esquecido de nós) não é a quantidade de texto nem o período de tempo que gastamos com a Bíblia, mas sim, a manutenção do hábito de ler e pensar na Palavra de Deus. Ele também honra esse esforço e, com o tempo, restaura nosso “apetite” pela Bíblia.
Você não perdeu e nunca vai perder seu relacionamento com Deus, pois isso não depende de você. Depende dele – e ele nunca, jamais, de jeito nenhum, vai abandonar você. Para refrescar sua memória, leia de novo este texto: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/03/a-salvacao-e-para-sempre/
Ele vale tanto para a salvação como para o relacionamento diário com Deus.
Peça para Deus lhe dar paciência nesse período e convicção (algo muito mais forte que sentimento) de que você é eterna e absolutamente amada por ele. No tempo e do jeito dele, Deus responderá!
E, sempre que quiser conversar, passe aqui.
Até a próxima 🙂
Kisses,
Su