Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! Que bom que Deus tem usado nossas conversas para ajudar você. Ele é bom demais! E saiba que ele só vai parar trabalhar no seu coração quando tudo estiver do jeitinho que ele planejou 🙂

Quanto ao jejum, é importante que ele seja verdadeiramente de dedicação a Deus, e não para tentar conseguir alguma coisa (tipo, “vou jejuar para melhorar minhas notas na escola”). Temos um Deus de amor, misericórdia e graça, que gosta de cuidar de nós sem que precisemos negociar com ele.

O mais fundamental do jejum não é exatamente como você faz, mas qual é a atitude de seu coração. O bom jejum é aquele que não é feito como ritual ou simples obrigação, mas como expressão de amor e adoração a Deus (veja Isaías 58, em que Deus diz que o amor demonstrado na prática é melhor que o ritual de jejuar). Mateus 6.16-18 mostra que o jejum não deve ser algo pesado, que faz você parecer uma pobre sofredora, rsrs.

Portanto, pense em um horário que você possa separar para passar mais tempo com Deus sem correr o risco de desmaiar de fome, rs. Por exemplo, você poderia escolher um dia da semana em que, em vez de jantar, você passará esse tempo no quarto, lendo a Bíblia e orando. Coma alguma coisa quando voltar da academia e beba água normalmente, mas não jante como de costume. Se der fome mais tarde, faça um lanche leve antes de dormir. Avise sua família de antemão e passe a hora do jantar a sós com Deus. Outra possibilidade é você escolher um sábado ou domingo por mês para passar tempo com Deus no horário em que geralmente faria uma refeição. Pense nisso.

E, como você mesma observou, o jejum também pode ser de outras coisas, como televisão, celular, livros ou internet. Escolha um dia da semana ou um período (por exemplo, as tardes de sábado) em que você normalmente assistiria tv, usaria o celular ou ficaria na internet e dedique esse tempo a Deus.

Qualquer que seja o tipo de jejum, use esse período para apresentar a Deus tudo o que está em seu coração, mas também para ficar bem quietinha, só curtindo a presença dele. E aproveite para agradecer pelos milhões de presente que ele lhe dá todos os dias, louvá-lo por tudo o que ela faz no mundo e adorá-lo por quem ele é. Você pode ouvir músicas de louvor e adoração, ler salmos e simplesmente respirar devagar, com os olhos fechados, pensando em Deus. Comece com períodos curtos, tipo 15 minutos ou meia hora e vá aumentando aos poucos.

De novo, lembre-se de que o jejum não é uma forma de obter algo, mas sim, uma disciplina espiritual para você declarar total confiança na provisão e no cuidado de Deus. É uma forma de dizer para ele que você acredita, de verdade, que ele vai lhe dar tudo o que você precisa.

E, é claro, não se esqueça de que Deus é o maior interessado em ajudá-la nessa disciplina. Peça para ele mostrar o melhor dia/horário e que tipo de jejum você pode dedicar a ele (pode ser algo diferente a cada semana). Fique tranquila, pois ele vai lhe mostrar e vai ajudá-la a manter-se firme no seu propósito. Não conte apenas com suas forças e autodisciplina. Dependa dele!

Se quiser, depois volte para contar como estão sendo suas experiências 🙂

Até a próxima!

 

Kisses,

Su