Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Acho muito legal que você está reavaliando suas amizades. E obrigada por me dar mais detalhes para entender melhor sua situação. Em minha opinião, além de se afastar ou continuar como está, existe uma terceira opção. Você já conversou com essas amigas sobre essas coisas que incomodam? Já disse para elas que não gosta que falem palavrão perto de você, que façam brincadeiras maliciosas ou digam coisas inapropriadas? Eu sei que talvez dê um tanto de vergonha ou medo de perder essas amizades se você começar a falar sobre essas coisas. Mas, se você está considerando a possibilidade de se afastar delas, antes de fazer isso, pode valer a pena falar sobre essas questões. Se eu estivesse em seu lugar, portanto, eu faria isso. Cada vez que alguém diz um palavrão, eu comentaria algo do tipo: “Na boa, amiga, dá para limpar a linguagem perto de mim, por favor? Meu ouvido não é vaso sanitário, né?”. E, se alguém viesse com algum assunto malicioso ou inconveniente, eu diria: “Desculpa, mas essa conversa não é pra mim. A hora que passar a ‘seção besteira’ eu volto”. E, se a conversa continuar, levante-se e saia.

Eu entendendo que é uma opção meio radical, mas também é uma forma de deixar bem claro o que você pensa e dar uma chance para essas meninas mudarem as atitudes delas.

Além disso, é muito importante você avaliar com bastante cuidado como está seu relacionamento com Deus. Você tem caminhado bem perto dele? Conversa com ele ao longo do dia? Pede ajuda dele para todos os seus desafios? Agradece com frequência? Lê a Bíblia com vontade de entender o que está ali e de aplicar à sua vida? Se seu relacionamento com Deus estiver bem forte, minha opinião é de que você terá firmeza para continuar essas amizades sem se deixar influenciar por elas. E também poderá ser uma boa influência para suas amigas (refletir a luz de Deus para elas). Agora, se seu relacionamento com Deus anda meio fraco e devagar, se você só se lembra dele no domingo e se só fala com ele quando está num aperto, pode ser melhor se afastar dessas amizades, pois elas não ajudarão você a andar mais perto de Deus. Entende a situação? Quanto maior for sua intimidade com Deus todos os dias, menos você terá quer se preocupar com a má influência de outros. Isso porque sua forma de viver e de falar refletirá esse relacionamento chegado com Deus e, com o tempo, pode se que suas amigas entendam que não dá para ter essas conversas de baixo nível com você. Será uma oportunidade de você mostrar para elas que dá para viver de forma diferente e muito melhor.

Além disso, eu não me preocuparia demais com o que os outros pensam. Se você é verdadeiramente diferente dessas meninas em seu modo de pensar e falar, não deve se afastar delas apenas por medo de que outros imaginem que você é igual. Jesus andava com homens corruptos, prostitutas e outras pessoas de reputação duvidosa e até foi chamado de “guloso e baladeiro”, mas ele tinha um relacionamento profundo com o Pai e foi luz para essas pessoas.

Para terminar, se você estiver firme na fé, se você deixar bem claro para suas amigas que não vai aceitar palavrões, malícia e conversas inconvenientes e se você já deu um tempo para ver se as coisas mudam, mas ainda assim elas continuam com as mesmas atitudes, aí é hora de colocar um ponto final nesses relacionamentos, pois eles não têm futuro.

Resumindo: não se afaste logo de cara, mas também não continue como está. Tome a iniciativa de falar com elas e veja como Deus encaminha as coisas.

E, se quiser continuar a conversa, é só escrever novamente!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su