Hello, V.! Já estava sentindo sua falta por aqui, amiga!
Fiquei super feliz de você ter percebido que ainda não é a hora de ficar pensando em relacionamentos. É sinal de que você está realmente amadurecendo. Grata a Deus por isso! E, como você disse, é melhor concentrar-se nos estudos e na dança no momento! Aliás, quanto à dança, você tem um instrutor? Vai a uma escola? O preparo para ser dançarina exige um bocado de disciplina e não tem como ser disciplinada sozinha. Se você não tem acompanhamento especializado, pesquise possibilidades e converse com Deus sobre isso : )
E, quanto a seus desejos de ser mais amável, em parte essa mudança é consequência natural de maior intimidade com Deus. Vale a pena ler Gálatas 5.16-25, que fala sobre o fruto do Espírito (veja v. 22-23). Não vá tentar ser “boazinha” por sua própria conta, pois você vai quebrar a cara. Busque ajuda contínua de Deus, gaste bastante tempo quietinha diante dele – estudando a Bíblia (e não apenas lendo superficialmente), orando, fazendo anotações em um caderno de gratidão, etc. (para mais dicas, veja aqui: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/02/faq-5-como-me-aproximar-de-deus/). E, durante esses momentos tranquilos, aproveite para derramar diante de Deus tudo o que está no seu coração. Às vezes, nossa grosseria é resultado de coisas que a gente vai guardando e que saem na hora errada e do jeito errado. Pense em uma pequena atitude na qual você possa trabalhar a cada semana e concentre-se nela. Não idealize uma transformação radical e instantânea em sua mente, pois isso só lhe trará frustração.
Confie que, aos poucos, Deus trabalhará no seu coração e a ajudará a controlar sua língua. Ele é o maior interessado em torná-la cada dia um pouco mais parecida com Cristo!
Até a próxima!
Kisses,
Su