Pergunta:

Resposta da Sú:

Paz, E.! Para começar, saiba que é natural você se sentir meio perdida e confusa nessa fase. É besteira as pessoas acharem que todo mundo tem que saber exatamente o que fazer assim que recebe o diploma de ensino médio. Também entendo como é difícil ter que lidar com a pressão dos outros (seria tão que se as pessoas não fizessem isso, mesmo com boas intenções! Rsrs) e concordo plenamente que você precisa fazer suas escolhas, pois você vai ter que arcar com as responsabilidades do curso.

Se você já sabe o curso que deseja fazer, o próximo passo é ver quais faculdades na sua cidade oferecem esse curso. E, se você não tem condições de pagar todo o valor, você pode se informar na secretaria da faculdade sobre possibilidade de bolsa. Eu fiz uma busca rápida online e vi que na sua cidade tem pelo menos uma faculdade que oferece o curso de psicologia. Você já foi lá para se informar melhor? Pode ser um bom primeiro passo.

Outra possibilidade é procurar faculdades que tenham esse curso a distância. É uma excelente opção e, muitas vezes, tem um valor mais acessível que dos cursos presenciais. Além disso, os processos seletivos às vezes são menos complicados que um vestibular. O ensino a distância exige um tanto de disciplina e organização da sua parte – coisa que você parece ter, visto que já está estudando sozinha.

Psicologia é uma área super legal, com várias possibilidades de atuação. Vale a pena explorar esses caminhos que eu te falei. Outra coisa que você pode fazer é procurar psicólogos em sua cidade e conversar com eles, perguntar que orientação eles dariam para você seguir essa carreira. Seja bem cara de pau e ligue para alguns desses profissionais só para trocar uma ideia, mesmo que você não os conheça J  Você também pode entrar em contato com a escola em que você estudou e pedir para conversar com a orientadora pedagógica ou psicopedagoga e pedir sugestões.

Em minha experiência, Deus muitas vezes respondeu orientações e mostrou o próximo passo à medida que eu fui atrás de possibilidades. Ele fechou algumas portas e abriu outras ao longo do caminho, um passo de cada vez.

Portanto, em vez de orar pedindo para Deus lhe mostrar todo o seu futuro acadêmico e profissional, peça para ele mostrar claramente qual é um passo que você pode dar na direção certa hoje. E confie que, na hora certa, ele vai indicar a próxima etapa, e a próxima, e a próxima…

Deus é o maior interessado em ajudar você a seguir os planos e propósitos que ele tem para sua vida!

E, sempre que quiser trocar ideias – ou se quiser contar como está indo esse processo – passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su