Hello, N.! Depende do que você entende por “ser uma menina educada”. Em minha opinião, a boa educação é uma mistura de coisas e, para todas elas, nós precisamos da ajuda de Deus.
Primeiro, tem a ver com preocupação e consideração pelos outros. Pensar nos outros durante as atividades do dia (na escola, no ônibus, numa loja, em casa) e nos colocar no lugar deles nos ajuda a sermos mais gentis com todos. Por exemplo, se você vê uma pessoa mais velha no ônibus e cede seu lugar para ela, você está pensando no bem-estar dela. Se você trata seus professores e colegas com o mesmo respeito com que quer ser tratada, está sendo bem educada. E por aí vai. Peça para Deus lhe mostrar como pensar nos outros ao longo do dia e fazer pequenos gestos de gentileza.
Segundo, a boa educação tem a ver com nosso conhecimento do mundo em geral. Ler bons livros, ouvir boas músicas, assistir a filmes e programas com bom conteúdo (e “bom” em todos esses casos significa aquilo que nos ajuda a refletir, a crescer, a pensar de modo equilibrado e saudável), conhecer pessoas e lugares diferentes também nos ajudam a ser mais educadas e ter mais consideração por outros, mesmo que eles sejam bem diferentes de nós.
Terceiro, a coisa mais importante: caminhar perto de Deus. Quando mais próxima for sua amizade com Deus, mais ele vai trabalhar dentro do seu coração para torná-la não apenas uma pessoa educada, mas uma pessoa amável, com sabedoria, compaixão e respeito pelos outros. É uma coisa que acontece de dentro para fora, naturalmente, à medida que você conversa com Deus e pede para ele mostrar o melhor caminho para sua vida.
E, para terminar, lembre-se de que ser educada não é ser capacho dos outros. É possível ser gentil, mas fazer-se respeitar!
Kisses,
Su