Pergunta:

Olá Su, tudo bom? Eu gostaria de pedir um conselho sobre o amor! Ahh, o amor… Sabe, eu penso nisso quase todos os dias e me sinto triste às vezes porque tenho 16 anos e nunca beijei ninguém. Todas as minhas amigas já beijaram ou já namoram e eu fico muito insegura. Mas por outro lado, eu sonho com algo muito mais grandioso do que beijar qualquer menino só para “apresentar um relatório” às minhas amigas que já não sou mais BV (apesar de que elas não me cobram nem me criticam por isso, eu é me sinto constrangida), eu sonho em encontrar um rapaz que Deus irá me mostrar, alguém que me ame de verdade, que me respeite e faça meu coração bater mais forte e eu ter borboletas no estômago de tanto amor e felicidade por estar com ele. Su, eu quero que meu primeiro beijo seja especial, com o meu primeiro e único amor, com quem me casarei. Eu quero me casar virgem também, não quero pertencer a outro rapaz que não seja o meu esposo. Mas me sinto com medo de ficar sozinha para sempre, eu conheço muitas mulheres da minha igreja que são lindas, gentis e educadas e estão sozinhas até hoje. Eu sei que não existe idade certa para encontrar o amor e casar mas existe um tempo biológico para ter filhos. E eu sonho muito em ser mãe. As vezes me pergunto se o casamento foi feito para todas as pessoas e se ele foi feito para mim. Tenho muito medo, mas depois sinto esperança, apesar de eu ter quase 17 anos (completo daqui a menos de 3 meses) sei que Deus tem o melhor para mim e que ele pode realizar meus sonhos. Existem dois versículos que me dão a certeza, não lembro onde se encontram mas afirmam: “E tudo que pedirdes em oração, crendo recebereis”. “Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede um pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”. Esses versículos me trazem à memória que Deus é bom e mesmo eu sendo pecadora, se eu tiver fé mesmo que como um grão de mostarda ele trará o melhor para mim. Muito melhor do que eu possa imaginar, do que eu possa querer ou imaginar. Su, eu preciso mesmo é lidar com a insegurança. Às vezes eu me sinto muito feia, não pelas minhas características. Mas por eu ter engordado vários quilos e andar com o cabelo muito preso (estou fazendo transição capilar e meu cabelo natural ondulado ainda não está grande o suficiente para cortar a parte alisada, só uso solto na hora que lavo ou quando escovo). Às vezes acho que nenhum rapaz se interessaria por alguém assim, apesar de que muitas pessoas me elogiam. Eu ainda assim me sinto insegura. É isso, Su! Estou realmente precisando de uns conselhos. Me perdoe pelo texto enorme e por ter mesclado alguns outros assuntos, é que apesar de diferentes eles estão interligados! Mil beijos, Deus te abençoe! C.

Resposta da Sú:

Hello, C.! Não tem razão de pedir perdão. Eu entendi por que você tocou em vários assuntos. De fato, eles são interligados.

Essas experiências que você está vivendo são, em boa medida, consequências naturais da decisão muito acertada que você tomou de levar a sério essa questão de namoro, casamento e demonstrações físicas de carinho. Só porque a gente faz uma escolha certa, não significa que as coisas ficam mais fáceis. Pelo contrário, muitas vezes “ir na onda” é bem mais simples. Mas também tem consequências – e essas não são nada boas. A banalização das expressões físicas de carinho, a ideia de namoro como entretenimento e de sexo como passatempo, tudo isso traz muita dor de cabeça e muito sofrimento no coração.

Portanto, tenha bom ânimo. Embora esses medos e ansiedades apareçam de vez em quando, você está no caminho certo. E sabemos que isso é pela graça de Deus. Só conseguimos nos manter firmes em nossas decisões com forças dele. Portanto, meu conselho é que você continue a apresentar, diariamente, todos esses pensamentos e sentimentos para Deus, certa de que, de fato, os planos dele para sua vida são melhores do que qualquer coisa que você possa imaginar.

E, quanto a suas inseguranças sobre aparência, lembre-se dos salmo 139, especialmente dos versículos 13-18. Medite a respeito dessas verdades maravilhosas e deixe Deus lhe mostrar o quanto você é preciosa para ele. Afinal, ele imaginou você (cada detalhe!) e criou-a exatamente conforme os planos dele – tanto sua aparência como sua personalidade. Deus gosta de você. Ele curte sua companhia, ri das suas piadas, tem prazer em passar tempo com você. E, ele tem inúmeras coisas boas (de acordo com os padrões dele) preparadas para você. Volte sempre que necessário a essas verdades incríveis. Elas vão ajudá-la a manter-se firme em suas decisões e confiante nesse Deus de amor!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su