Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! Bem-vinda de volta! 🙂

Não achei confuso o que você descreveu. Creio que deu para entender.

Algumas coisas para considerar:

  1. Se você é uma pessoa mais introvertida, as interações em grupo podem ser naturalmente cansativas. Introvertidos precisam de tempo a sós, para pensar as coisas com calma e para processar os acontecimentos do dia. A fim de não se sentir esgotada, separe tempo todos os dias (de preferência um período no começo do dia e outro depois de interagir com outros) para ficar quieta no seu canto, conversar com Deus, ler, ouvir música, relaxar. Pode parecer bobagem, mas faz uma grande diferença!
  2. Na medida do possível, limite seu tempo de interação. Quando voltar para casa, desligue notificações de grupo do Whatsapp, não fique fuçando em redes sociais, etc. Tudo bem que você precisa interagir com o pessoal na escola, mas procure não estender isso para seu tempo livre em casa. Isso anda junto com o item anterior.
  3. Peça ajuda de Deus para ser autêntica. Às vezes, as interações se tornam cansativas porque tentamos fazer coisas que não são do nosso estilo apenas para ficar no grupo ou não ser consideradas esquisitas. Será que você está “engolindo sapos” ou “colocando máscaras” só para não ficar sozinha? Em última análise, se as pessoas são tóxicas, é melhor manter o máximo de distância possível. Melhor ficar meio isolada por alguns meses do que se envolver em situações confusas, que podem trazer sofrimento. Nessas horas, a gente precisa confiar que Deus conhece todas as nossas necessidades (o que inclui companhia e amizades) e vai supri-las no tempo e do jeito dele.

Peça para Deus lhe mostrar o que exatamente a está deixando esgotada (são brincadeiras? imaturidades? palavrões? atitudes?) e, então, peça ajuda dele para lidar com cada questão específica – e volte para conversarmos mais se quiser 🙂

Até a próxima!

 

Kisses,

Su