Hello, S.! Gostei muito de receber sua mensagem. Obrigada por dividir coisas tão importantes! Entendo que esses períodos de questionamentos e de perplexidade são difíceis, mas também podem ser oportunidades incríveis de crescimento na fé, como parece estar acontecendo com você. Graças a Deus por isso!
Primeiro, é muito importante entender que a prioridade é nutrir seu relacionamento com Deus, não importa em que igreja você esteja (ou mesmo que você passe algum tempo sem igreja nenhuma).
Continue a estudar a Bíblia e a conversar com Deus. Falar com Deus e ouvir o que ele tem a lhe dizer é o mais fundamental. O resto, com ajuda e direção Dele, vai se encaixando com o tempo. Ah, e acho legal você continuar a comungar também, pois a Eucaristia é parte preciosa de nosso relacionamento com Deus. Você não precisa concordar com cada vírgula do ensino de sua igreja para lembrar com gratidão o sacrifício de Cristo por você (aquilo que a gente faz na Eucaristia/Ceia).
Segundo, por ora, acho excelente ideia você continuar onde você está. Vá à missa, participe de tudo o que não lhe causar desconforto. Dedique esse tempo a adorar a Deus com irmãs e irmãos em Cristo. Eu já fui muitas vezes a missas e gosto de vários aspectos da liturgia. Também gosto de pensar nas imagens dos santos como lembrança para nós de cristãos do passado que permaneceram fiéis e são exemplo de fé. E, embora eu não reze para Maria, eu a considero uma figura importante da tradição cristã e digna de muito respeito e admiração.
Se você resolver participar do grupo de jovens, pode ser algo bom. Quando não quiser rezar Ave Maria, apenas abaixe a cabeça e fique em silêncio, ou reze um Pai Nosso em voz baixa. Peça direção a Deus a esse respeito e faça o que lhe der paz neste momento.
Terceiro, faço parte de uma igreja ecumênica e, portanto, que realiza várias ações para aproximar protestantes e católicos. Buscamos sempre aquilo que temos em comum, em vez de ficar toda hora destacando as diferenças. No final da mensagem, vou te passar o link da denominação da qual participo (IPU), só para você conhecer. E também o link da CONIC, que é um conselho de igrejas católicas, protestantes e ortodoxas. Todos que creem em Cristo como Senhor e Salvador são verdadeiramente cristãos e fazemos bem em aprender a conviver pacificamente e adorar juntos a Deus!
Por último, achei muito legal o que você compartilhou sobre a terapia. Faz uma diferença enorme, não? Que Deus continue a abençoar esse trabalho terapêutico em sua vida! E, como você comentou, pode ser prudente limitar seu tempo de internet. Claro que é interessante pesquisar coisas, manter contato com pessoas, etc. Mas, tudo em excesso bagunça com nossos pensamentos e pode tirar nossa paz.
Como você disse, há muuuuitas discussões hostis, que não refletem nem um pouco o espírito de Cristo. Se a gente passa tempo demais imersa nessas controvérsias. acaba mais confusa e triste.
Confie que Deus vai lhe mostrar o próximo passo de sua jornada com ele. Afinal, ele é o maior interessado em ter você perto dele, seja na igreja católica, em uma igreja protestante, em um grupo ecumênico ou qualquer outro lugar para o qual ele a levar.
Volte sempre que quiser para contar como estão indo as coisas. É muito bom ver o que Deus tem feito!
Desejo muitas bênçãos, graça e paz sobre sua vida J
Kisses,
Su
Links:
IPU (Igreja Presbiteriana Unida) https://ipu.org.br/
CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil): https://www.conic.org.br/portal/
Ambos também têm perfil no Instagram.