Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida T., em minha opinião, a gente precisa ter cuidado para não misturar duas coisas das quais você trata em sua pergunta. A primeira é o afeto que você tem por esse garoto, e a segunda é seu relacionamento com Deus. Claro que uma coisa influencia a outra, mas elas são separadas.

Para começar, é importante entender que Deus nunca vai nos amar mais (ou menos) do que ele nos ama hoje, graças ao sacrifício que Cristo fez por nós. Portanto, quando as coisas ficam difíceis e não acontecem da forma como gostaríamos, isso não quer dizer que Deus nos abandonou, ou mesmo que ele está nos castigando. Além disso, Deus conhece os “vazios” que temos dentro de nós, como a falta de família e amigos que você mencinou, e ele promete suprir todas as nossas necessidades, no tempo e do jeito dele. Às vezes, precisamos esperar com paciência até conseguirmos enxergar o que Deus está fazendo nos bastidores. Digo isso por experiência própria, e sei que não é fácil, mas até nisso Deus nos ajuda quando pedimos graça e misericórdia.

Outra coisa importante é entender que seu coração não é bobo – pelo contrário, você estava muito certa de querer alguém que compartilhasse sua fé a contribuísse para sua caminhada com Cristo. Mas nosso compromisso com Cristo geralmente tem um preço, e talvez seja esse preço difícil que você está pagando agora, de deixar de se relacionar com alguém tão especial, mas que não está no mesmo caminho de vida que você. Eu sei que isso está dificultando suas conversas com Deus, mas você tem toda liberdade de contar para Deus o quanto está sendo difícil, o quanto você gostaria que fosse diferente. Lembre-se, porém, de que Jesus nos ensinou a orar “seja feita a Tua vontade [e não a minha]”. Até para isso, porém, Deus nos dá graças e força.

Por fim, a gente ainda não sabe o desfecho dessa história. Em minha opinião, seria mais saudável para você se afastar um pouco desse garoto, pelo menos por um tempo (e não abrir o jogo com ele), para as coisas ficarem um pouco mais claras em sua cabeça e em seu coração. Às vezes, quando pedimos a direção de Deus para algo, precisamos nos afastar da situação para enxergá-la direito. Se esse menino faz parte dos planos de Deus para você, as coisas vão acontecer no tempo e do jeito de Deus, sem você precisar forçar a barra.

Acredito, portanto, que vale muito a pena você persistir em oração, se distanciar um pouco e pedir que Deus restaure sua fé e sua confiança nele.

Saiba que todos nós passamos por momentos como esse em nossa jornada de fé, em que fica difícil orar e em que Deus parece não ouvir nem agir. Mas, Deus sempre encontra uma forma de nos mostrar a verdade a respeito do amor, do cuidado e do carinho dele por nós.

Ele já escreveu todos os dias de sua vida – seu trabalho é descobrir qual é esse enredo uma página de cada vez, confiando que os planos de Deus para você são muuuuito melhores do que qualquer coisa que você poderia sonhar ou imaginar!

E se quiser continuar a conversa, é só aparecer aqui!

Kisses,
Su