Pergunta:

Olá Su. te admiro muito. Uma curiosidade, você já perdeu a paciência alguma vez e gritou com algúem, ou foi um pouco grossa com determinada pessoa quando esta estava ultrapassando todos os limites? E quanto a minha mãe, nossa relação está melhorando aos poucos. Hoje ela disse que reconhece que estou me esforçando e fazer as coisas sem ela precisar mandar. Mas uma coisa, é que quando ela quer falar algo, que até é muito importante, as vezes estou em horário de aula ou vai iniciar já e ela não para de falar e depois quando eu tento conversar com ela, ela diz que falo muito e encomprido muito o assunto. Outra coisa é que as vezes as pessoas me fazem críticas mas construtivas e na hora eu não ligo, ou bato boca, um pouco por orgulho, mas também por vergonha de saber que faço tais coisas e não busco mudar. Tenho dificuldades em ouvir minha mãe sem interromper e com todos. E uma vez uma amiga me deu um conselho e disse que é para meu bem, porque como ela e as irmãs dela me conhecem, elas entendem, mas outras pessoas podem não entender e falar mal pelas costas, me zuarem e que certas coisas eu preciso me esforçar para melhorar por mim mesma e minha mãe também fala isso que tem coisas que preciso mudar, porque se não outras pessoas vão falar, reclamar e até criar brigas. Por exemplo, deixar roupas espalhadas, não buscar ir além, ver se tem algo para fazer, por exemplo limpar o ventilador que está empoeirado e outra coisa é que preciso mudar minha postura corporal, e quando minha mãe me corrige, mesmo com amor e diz que futuramente posso ficar com deformações e dores crônicas, comi minha vó, que é corcunda. Ai na hora eu penso: Estou nem ai, o corpo é meu, fico do jeito que eu quiser, cuida da sua vida, não é você que vai sofrer no meu lugar. Mas sei que é errado, até porque meu corpo é templo do Espírito Santo e é meu dever cuidar dele. Como lidar com pensamentos intrusivos, obssessivos? Pensamentos em morte (Nem é tanto suícido, mas as vezes penso em coisas do tipo, matar, esquartejar, e outras coisas) Su, que Deus te conceda sabedoria e te guie na verdade e justica. Amém. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Obrigada por suas palavras 🙂
Em resposta a sua pergunta, com certeza já perdi a paciência e fui grossas muitas vezes, e sei que isso vai continuar acontecendo de vez em quando, pois Deus ainda não terminou o trabalho dele em minha vida. Nunca fui de gritar com ninguém, mas é possível dizer coisas bem cruéis sem levantar a voz. Mais que o volume, a questão é a atitude do coração quando estamos dizendo algo a alguém. Que Deus continue a nos transformar a cada dia para que sejamos cada vez mais parecidas com ele!

Fico feliz de saber que as coisas estão um pouco mais tranquilas por aí. Lembre-se de que tudo é um processo e de que é importante buscarmos ajuda de Deus para nos mantermos firmes em nossos propósitos (no seu caso, de ser mais organizada, continuar se dedicando a seus estudos e não se envolver tanto com dramas de família).

Quanto a nossos pensamentos, você se lembra deste post? https://depapocomasu.blog.br/mix/2018/02/pensamentos-intrometidos/

Quando você se pegar pensando coisas que você sabe que não são legais (tipo, quando alguém dá uma sugestão para o seu bem), fale com Deus de imediato e peça para ele mudar o rumo desses pensamentos. Memorize um ou dois versículos para repetir nessas horas.

E, quanto aos pensamentos sobre morte e violência, tome muuuuuito cuidado com tudo o que você vê, ouve e lê. Esses pensamentos não aparecem “do nada”. Eles são alimentados especialmente por imagens às quais a gente se expõe. Evite notícias, séries, livros e qualquer outro conteúdo sobre violência. E, como no caso anterior, tenha na memória alguns versículos sobre a bondade e o cuidado de Deus para repetir mentalmente nessas horas. E, a meu ver, é importante você conversar com sua psicóloga sobre esses pensamentos, para entender se existe alguma outra causa por trás deles.

Obrigada por sua oração por sabedoria  e direção de Deus – todos nós precisamos sempre dessas duas coisas!
Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.