Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida L., que situação mais triste! Você tem bons motivos para se sentir injustiçada. Infelizmente, esse tipo de não é incomum na igreja, e com certeza também entristece o coração de Deus. É evidente que a liderança da igreja falhou por não ter conversado com você antes de colocar outra pessoa  em seu lugar. E só Deus sabe suas motivações – nem seu pastor, nem eu, nem você mesma somos capazes de dizer com toda clareza o que está no seu coração. Felizmente, o Deus que conhece perfeitamente todos os seus pensamentos e desejos é um Deus de imensa misericórdia, graça, compaixão e bondade. Peça a essa Deus que lhe dê cura para essa ferida. Sua parte nessa história, que era conversar com o pastor, você já fez. Confie que, no tempo e do jeito dele, Deus fará o resto.

Quanto ao aspecto prático dessa questão, sugiro o seguinte: continue a apresentar para Deus o desejo de servir em algum ministério no corpo de Cristo (como certamente é da vontade Dele). Estabeleça um prazo específico (quem sabe uns 3 meses?) em que você permanecerá na igreja onde está, esperando para ver se Deus quer que você continue a servir ali, de alguma outra forma. Coloque-se à disposição do conselho da igreja e aguarde. Se durante esse período não lhe for oferecida nenhuma oportunidade de ministério, busque-a em outra igreja. Todas as igrejas locais (de todas as denominações cristãs) que seguem verdadeiramente a Palavra de Deus são parte do corpo de Cristo. Embora devamos certa medida de lealdade à congregação local, nosso compromisso  maior é com o serviço a Cristo e a seu corpo de modo mais amplo. Se for o caso de você buscar outra igreja, peça direção clara de Deus e, se ele a dirigir desse modo, fique na paz, pois não será “rebeldia”. Você seria rebelde se simplesmente saísse da igreja ou se ficasse dentro dela só para tumultuar, sem ter o desejo verdadeiro de ser útil. De novo, Deus conhece seu coração, amiga.

Continue a orar e crer que Deus vai lhe mostrar o próximo passo. Ele é o maior interessado em ajudá-la a exercitar os dons que ele lhe deu. Confie nisso!

E, se quiser contar como as coisas estão se desenrolando ou conversar sobre qualquer assunto, estamos à disposição!

Kisses,
Su