Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Se você olhar Gênesis 1.27, diz que todos os seres humanos foram criados à imagem de Deus (os animais não foram, então existe uma diferença nesse aspecto). Embora o pecado distorça essa imagem, ele não a remove. Isso significa que, não importa que crimes horríveis alguém tenha cometido, esse indivíduo ainda é portador da imagem de Deus e, portanto, não pode ser reduzido à categoria de animal (ou mesmo abaixo dessa categoria).

Deus nos fez administradores da criação e nos deu domínio sobre ela. Mas não é domínio explorador, egoísta, inconsequente. É domínio sábio, amoroso, que visa o bem comum da humanidade e o bem da natureza também. Diante disso, a meu ver, animais só devem ser usados para estudos como último recurso. Com os avanços tecnológicos que temos hoje em dia (inteligência artificial, simulações de computador, etc.), está se tornando cada vez menos necessário usar animais. Às vezes, ainda é o melhor caminho para salvar muitas vidas humanas, mas em outros casos, é só uma questão de economia ou falta de apreço pela vida dos animais que, embora não tenha o mesmo valor que a vida humana, ainda é extremamente preciosa. Vale lembrar que sou vegetariana e, portanto, dão grande valor à vida e ao bem-estar dos animais. Acho absurdo, por exemplo, torturar animais para testar maquiagem e cosméticos (algo que ainda acontece com frequência). Por isso, recomendo que você procure sempre produtos de higiene e cosméticos veganos.

Sobre o perdão, é um assunto longo e complexo, sobre o qual foram escritos livros inteiros. Este é um bem interessante: https://www.mundocristao.com.br/perdao-total/p
O mais importante é lembrar que perdão não é um sentimento, mas uma decisão. E não vem de nós, mas de Deus, quando pedimos que ele nos ajude a perdoar alguém.

Eu sofri abuso durante muitos anos e, pela graça de Deus, perdoei  os abusadores. Isso não veio de mim. Eu tomei a decisão, e Deus deu as forças. E é bom lembrar que nossa dignidade também está ligada ao fato de você ser criada à imagem e semelhança de Deus. Ninguém, jamais, pode tirar isso de nós.

Por fim, como você mesma respondeu, não importam quais tenham sido as experiências sexuais antes do casamento, é possível casar-se virgem de coração. Em última análise, essa é a única virgindade que realmente importa.

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.