Querida L., nesse caso, vou ter de discordar de sua mãe. Não existe nenhuma base científica para associar alimentos ao odor da menstruação. O que pode causar odores desagradáveis é o contato com sangue com o ar, que permite o desenvolvimento de bactérias e, portanto, de odores. Esse é um dos bons motivos para usar absorventes internos, que não deixam a menstruação ter contato com a parte externa de seu corpo e com o ar enquanto você está usando. E é por isso que a gente tem de tomar mais banhos (e não menos!) quando está menstruada.
Nenhuma dessas ideias de que não pode lavar cabelo, andar descalço, ir ao dentista, tomar anestesia, comer isso ou aquilo, tem fundamento. E, importante lembrar, também, que ninguém sabe que você está menstruada só de olhar para você.
Claro que a menstruação pode vir acompanhada de algum inchaço, uma variação de humor ou, de vez em quando, alguma cólica – mas isso tudo é resultado dos hormônios circulando em seu corpo e fazendo-o trabalhar do jeitinho que ele deve. Não tem nada a ver com elementos externos. Para os casos mais graves de cólica, associados por vezes a uma endometriose ou a outros problemas, existem tratamentos apropriados. Mas, de novo, são questões físicas, que não tem relação com o que você faz ou deixa de fazer quando está menstruada. Se você já está com cólica, é claro que um banho gelado não vai ajudar (aliás, acho que nunca ajuda, kkk), e é claro que um banho morno bem logo e uma bolsa de água quente na região dolorida podem fazer um bem danado, mas andar descalça ou lavar o cabelo não vai causar a cólica.
Quanto menos as pessoas entendem que a menstruação é uma função absolutamente normal do organismo como todas as outras (respiração, digestão, excreção, etc.), mais elas inventam mitos.
Para mais informações sobre menstruação e alimentação, veja este post:
http://depapocomasu.blog.br/corpo/2019/10/o-que-posso-nao-posso-comer-quando-estou-menstruada/
Quanto ao absorvente interno, lembre-se de que verdadeira virgindade não tem nada a ver com seu hímen. Mesmo quando a menina tem o hímen inteiro (nem todas as virgens têm – veja mais sobre isso aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/sera-que-ainda-sou-virgem.), ele permite a passagem de um absorvente. Há uma explicação bem detalhada sobre os tipos e a forma de uso de absorventes internos no Manual de Sobrevivência da Garota Descolada:http://www.mundocristao.com.br/produto/545
Por fim, se alguém vier encher suas paciências porque você usa absorvente interno e perguntar se você é virgem, você pode sugerir que a pessoa se informe melhor a esse respeito e saia da ignorância, ou, se for o caso, dizer que não é da conta dela – porque não é mesmo! J Sua virgindade é um assunto 100% entre você e Deus. Eu sei que é difícil não se preocupar com o que os outros pensam, mas peça ajuda a Deus para desencanar, do contrário você vai gastar com essas preocupações energias que poderia estar usando para coisas mais produtivas!
Parabéns por sua escolha saudável e esclarecida de usar absorventes internos e, sempre que tiver oportunidade, ajude uma menina mais jovem a se informar e fazer essa escolha também!
Kisses,
Su