Hello, M. E.! Para começar, entenda que, embora Deus possa usar você para conversar com sua amiga, no fim das contas, quem vai trabalhar no coração dela é o Espírito Santo. Portanto, fale com ela, mas não se preocupe com os resultados dessa conversa, pois estão nas mãos de Deus.
É importante mostrar para sua amiga que existe uma diferença entre estar (ou não) na igreja e estar (ou não) em um relacionamento pessoal com Deus. A prioridade nesse momento é entender que não tem essa história de ela se achar escolhida ou não ou de ela sentir a presença de Deus ou não. Deus ama todas as pessoas e está de braços abertos para todos que buscam um relacionamento com ele. Só porque não sentimos a presença dele, não quer dizer que ele não esteja conosco. Sentimentos vêm e vão. Deus está sempre presente. Meu conselho, portanto, é que você procure, com muito amor, delicadeza e gentileza, mostrar para sua amiga que, na verdade, ela está diante de uma escolha: se ela quer se relacionar com Deus ou não. Se ela escolher falar com Deus e ouvir o ele tem a dizer, a questão da igreja vem depois. Uma coisa muito legal que você pode fazer com ela é de vocês orarem juntas sempre que possível, pedindo para Deus mostrar o que ele quer dela nesse momento, pedindo para Deus dar clareza e sabedoria para ela. E, mesmo que ela não concorde em orar com você, nada impede de você continuar orando por ela, suplicando para que Deus a conduza de volta a um relacionamento com ele.
Entendo sua tristeza de não ter falado antes, mas é importante você saber que Deus não vai deixar sua amiga se perder só porque você não falou nada. Pode ser tarde demais para se lamentar, mas não é tarde demais para continuar conversando com ela, orando por ela (e com ela, como eu disse). Confie que Deus tem poder para fazer a vontade dele na vida de sua amiga – no tempo e do jeito dele.
E, mesmo que ela escolha não se relacionar com Deus nesse momento e sair da igreja, continue a ser amiga, continue a conversar com ela sobre outras coisas, a acolhê-la em sua vida. E continue a orar por ela. Amar, aceitar, acolher e orar são as coisas mais importantes que a gente pode fazer por alguém. O restante é com Deus. Confie que ele tem acesso aos lugares mais profundos do coração de sua amiga e pode falar com ela de maneiras que a gente nem imagina. Que Deus lhe dê a atitude e as palavras certas e que ele lhe dê muito amor por essa amiga, não importa o que aconteça.
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su