Hello, L.! Obrigada por explicar um pouco melhor essa situação. No texto que lhe recomendei, digo que é necessário respeitar um padrasto como se fosse pai. MAS, precisamos levar em conta duas coisas:
- Estou falando de um homem que tenha assumido um compromisso para o resto da vida com sua mãe – o marido legítimo de sua mãe que preenche, de fato, a figura paterna dentro de casa. Namorados que vêm e vão, rolos, etc. não se encaixam nessa categoria. Nesse caso, você precisa respeitá-lo como ser humano, como faria com qualquer outra pessoa, mas não deve obediência a ele como autoridade paterna. Afinal, ele mesmo não assumiu esse compromisso e responsabilidade com sua família, então não tem como exercer a autoridade que vem junto com o compromisso.
- Respeitar não significa ter sentimentos específicos de filha, considerá-lo como um pai ou mesmo chamá-lo por esse nome. Você não tem obrigação de tratar como pai alguém que não exercer, na prática, esse papel em sua vida. Pai é aquele que não apenas contribui para o sustento da família, mas que também instrui os filhos nos caminhos certos, sacrifica-se por eles, lhes dá apoio, forças e afeto. Ser pai de verdade é um pacote cheio de incumbências. Se o homem em questão não assume esse pacote, e se você não tem sentimentos de filha por ele, não se sinta culpada. E não se sinta na obrigação de chamá-lo de “pai”, pois ele não é.
Sua atitude deve ser amigável e respeitosa de modo geral, procurando cultivar a paz dentro da família e evitar conflitos desnecessários. Só isso já é bastante coisa! Aliás, essa é uma tarefa que só é possível com muita ajuda, sabedoria e força de Deus.
Pode ser interessante também conversar com sua mãe e deixar claro que você está disposta a respeitar esse homem como pessoa, mas não a adotá-lo como figura paterna. É um direito seu e, com a ajuda de Deus, você poderá se expressar de modo tranquilo e objetivo a esse respeito.
É isso, minha amiga. Que Deus lhe dê a medida necessária de clareza caso você se veja novamente nessa situação!
Até a próxima 🙂
Kisses,
Su