Pergunta:

Olá su, olha eu aqui novamente rsrs. Sempre que puder passarei pelo seu blog e farei perguntas rsrs. Desculpa às vezes se faço perguntinhas meio bobas. Vamos lá. a) Por que tem dias que nos achamos feias e dias que nos achamos bonitas? Eu não sou digamos linda, igual miss universo, mas sei que Deus me fez com todo amor e carinho e sei que tenho minha beleza. Mas porque acontece as vezes de nos sentirmos menos bonitas. As vezes meu irmão fala que meu nariz é feio e isso me irrita rsrs. Mas minha mãe diz para eu relevar, que meu irmão fala mais isso para me irritar e ele fica mais chatinho nas crises de depressão. Mas as vezes não gosto do meu nariz. e sei que não devo absorver o que meu irmão fala, mas tem horas que to me sentido mal e ele vai e fica me enchendo o saco, falando que meu nariz é grande (o dele também é rsrs). Ele fala que sou igual nosso pai. Na verdade acho que ele tem um pouco de mágoa do nosso pai. Ele e minha mãe já tiveram brigas e meu irmão deve ter presenciado e criado esse bloqueio. Mas a minha mãe fala que nós não podemos reclamar do nosso pai, porque ele foi um bom pai E foi mesmo. Ele morreu quando tinha 7 anos, mesmo que eu fosse nova. Tenho algumas lembranças dele. E minha mãe me conta que quando estava calor ele ficava me abanando com a toalha até eu dormir, ao ponto dele ficar suado. Por meu irmão ser mais velho que eu, ele presenciou mais algumas discussões. b) Você pode dividir as minhas perguntas em blocos rsrs. Então as vezes me bate uma nostalgia e sinto um pouco da falta do meu pai e fico pensando porque algumas amigas tem todos os pais vivos e eu não. Sei que não sou a única, até porque minha melhor amiga perdeu o pai cedo. Mas às vezes fico pensando nisso. Sei que Deus me ama e supre todos os vazios. Só estou desabafando um pouco. c) Uma dúvida: No céu iremos reconhecer nossos familiares, caso eles tenham aceitado a Jesus? Vi um vídeo que o Pastor disse que vamos nos lembrar de todas….. Coisas boas, e as lembranças ruins vão apagar. d) E uma coisa é sobre morrer por Cristo no sentido de ser torturado. Confesso que fico meio assustada. Não quero nunca negar meu Deus. Mas já vi casos de pessoas que foram queimadas vivas por pregarem a palavra. Mas também sei que Deus nos prepara para tudo e que cada um tem seu chamado. Mas fico meio impressionada com algumas coisas. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Sempre bom ver você por aqui, amiga! Coloquei letrinhas nas suas perguntas para facilitar as respostas:

  1. a) É muito natural a gente ter dias que gosta mais ou menos do nosso rosto, do corpo e do visual. Em minha experiência, o melhor é não ficar muito encanada com isso. Peça para Deus ajudar você a curtir seu visual nos dias bons e não dar bola para a sensação negativa nos dias não tão bons. Ah, e aproveite para pedir paciência para lidar com as gozações de seu irmão, rs.

Claro que nossas feições são ligadas a sentimentos e memórias de família. Isso também é normal. É bom lembrar, porém, que apesar de termos alguns traços semelhantes a nossos familiares, somos um modelo exclusivo. Na verdade não somos parecidas com ninguém – só conosco mesmas!

  1. b) Quanto à questão, da nostalgia e saudade de familiares, que também fazem parte da vida. Eu também perdi meu pai vários anos atrás e tenho lembranças de todo tipo relacionadas a ele. Às vezes, quando acontece uma coisa legal, que eu sei que ele ia gostar, eu fico triste de não poder contar para ele. Deus entende isso e vai consolando nosso coração aos poucos. Não se sinta mal de ter esses momentos nostálgicos. Desde que não tomem conta de seus pensamentos, eles são saudáveis.
  2. c) Minha passagem predileta a respeito desse assunto é 1Coríntios 15.35-44, em que Paulo fala que nosso corpo ressurreto será como a árvore que cresce de uma semente. Pela semente (nosso corpo agora), não dá pra saber que cara vai ter a árvore (nosso corpo no céu). Mas quando a gente olha para a árvore, sabe como é a semente dela. Eu entendo que isso significa que vamos reconhecer uns aos outros de algum modo, sim. Quanto ao que vamos lembrar, eu não sei ao certo. Só sei que as memórias não vão envolver tristeza (Apocalipse 7.17 diz que Deus vai enxugar toda lágrima de nossos olhos, lembra?).
  3. d) E essa pergunta você mesma já respondeu quando disse que Deus prepara cada pessoa para cada situação. Eu tenho parentes que foram torturados por causa de serem cristãos e eles contam que Deus deu forças e fé na hora exata em que eles precisaram, e não antes. São experiências sobrenaturais. Uma coisa interessante que eles dizem, porém, é que às vezes é mais difícil a gente viver nossa fé sem perseguição, pois corre o risco de se tornar indiferente pras coisas de Deus. Por isso, muitos cristãos perseguidos oram por nós, para que Deus fortaleça nossa fé em meio às distrações do mundo ao nosso redor.

Até a próxima!

Kisses,
Su