Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! Que legal saber que Deus usa nossos papos para ajudar você. Ele é muito bom!

De fato, essa situação que você descreveu é difícil. Meu conselho é que, a princípio, você fique na sua. Não assuma uma atitude defensiva – você não precisa “defender Deus”, pois ele sabe fazer isso muito bem sozinho, rs. Ele é Todo-Poderoso e não muda só porque uma pessoa não acredita nele ou diz mentiras a respeito dele. Antes de ser sua fé, o cristianismo é a fé que vem de Deus. Em última análise, portanto, não precisamos nos preocupar com piadinhas e comentários ofensivos nem rebater todos eles. Também não precisamos boicotar alguém (tipo, sair da sala) só porque a pessoa tem uma crença diferente da nossa. Muitas vezes, a melhor maneira de lidar com uma pessoa incrédula é como Jesus fez no julgamento antes da crucificação dele – em silêncio, sem discutir, sem revidar.

Dito isso, existem algumas questões para considerar. Por exemplo, se o professor agredir você verbalmente ou fizer algum comentário específico voltado para você sobre sua fé, você pode ir para a coordenação ou diretoria (nem diga nada ao professor) e fazer uma queixa, pois o Artigo 5º da Constituição de nosso país garante o direito de liberdade religiosa. Se alguém a critica publicamente por sua fé é uma violação desse direito e precisa ser tratada adequadamente. Se outros alunos forem pessoalmente ofendidos dessa forma, vocês podem se reunir e fazer uma queixa em conjunto.

Em sala de aula, não procure discutir ou rebater comentários. Em uma prova ou trabalho, coloque a resposta que ele espera receber, sem qualquer viés religioso. Então, ore para Deus lhe dar sabedoria e, se lhe parecer correto, depois dessa resposta, acrescente o ponto de vista cristão, à parte. Se ele implicar, você terá um registro escrito de que respondeu corretamente, mas usou sua liberdade de expressão para acrescentar sua opinião. Antes de fazer algo assim, porém, ore muito.

E, por falar em oração, se você tem colegas cristãos, reúnam-se com frequência para orar uns pelos outros e pelos professores – especialmente por esse, para que Deus trabalhe na vida dele. Mesmo que você não possa orar com outros, ore sozinha, para que você tenha amor cristão por essa pessoa e para que Deus abra os olhos dela.

Vá para a aula em paz, sabendo que Deus está no controle e lhe mostrará, um passo de cada vez, como lidar com esse professor.

Até a próxima, amiga!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.