Hello, A.! Que bom que os links foram úteis. Aqui vão algumas interações com suas perguntas:
Primeiro, sobre o tipo de trabalho que você pode dar para sua hóspede, se você já pratica em sua casa uma divisão justa de tarefas entre todos os membros da família (o que é ideal!), então é questão de apenas redividir para incluir a adolescente. Se você ainda não pratica essa divisão justa, é um ótimo momento para começar! Dê tarefas para ela, sim (lavar a louça de uma das refeições e tirar o pó dos móveis, por exemplo), mas, não deixe todo o trabalho da casa para ela, como fazem algumas pessoas (dando a ideia de que trabalhos domésticos são um castigo). E nada de humilhações, como fazê-la trabalhar descalça, ou com roupas velhas/rasgadas. Isso não é educação. É simples punição que não dá resultados duradouros.
Segundo, quanto a seu filho de 15 anos, a meu ver esse seria um ótimo motivo para você não receber essa adolescente em sua casa. Mas, se a decisão já foi tomada, não resta muito a fazer além de conversar com seu filho, confiar na boa educação que você deu para ele e aceitar que existe o risco de acontecer alguma coisa que você não quer. Afinal, é impossível manter os dois sob supervisão 24h por dia.
Por fim, quanto seu a filho de 11 anos, diga para ele o motivo real de vocês estarem recebendo essa hóspede. Não precisa entrar em detalhes ou explicações. Mas, apresente o motivo de forma simples (“ela usou drogas” ou “ela teve um relacionamento contra a vontade dos pais dela” ou “ela gritou com a mãe”, etc.) e diga que esse é o fim do assunto. A verdade costuma ser menos interessante que as especulações, kkk.
E reforço mais uma vez que é importante trabalhar não apenas comportamentos, disciplina, etc., mas principalmente ajudar sua hóspede a buscar a ajuda de Deus para a vida dela. Crie oportunidades para que ela tenha mais intimidade com Deus. Ore com e por ela, leia a Bíblia com ela. Faça cultos domésticos com toda a sua família. Cristianismo não é uma simples religião. É uma vivência diária que deve permear tudo o que fazemos e toda a nossa forma de viver e pensar.
Que o Senhor cubra você de sabedoria, discernimento e bom senso para que você seja bênção na vida dessa menina!
Até a próxima!
Kisses,
Su