Hello, L.! Eu sei como é difícil termos que lutar constantemente com as mesmas coisas. Deus também sabe e está sempre nos ajudando nesse processo, mesmo quando não vemos resultado.
Para começar, talvez você tenha de repensar seus conceitos de oração e leitura bíblica, pois cada pessoas faz essas coisas de um jeito, e não tem uma fórmula. Sempre que volta seus pensamentos para Deus, está orando. Quando você diz para Deus “obrigada” antes de uma refeição ou ao ver algo bonito ou receber qualquer coisa boa em sua vida, também está orando. Quando você diz para Deus “me ajude, por favor” no meio de uma crise ou angústia, também está orando. É uma questão de escolher para quem você dirige seus pensamentos. Se você os dirige, de alguma forma, para Deus, então está orando. Não precisa se ajoelhar, ter uma lista, passar duas horas falando com ele de forma absolutamente organizada. Tudo isso pode ser bom, mas o importante é que você esteja em contato com ele ao longo do dia, mesmo que com palavras ou frases soltas. Coloque um papel em um lugar visível com estas palavras: “Deus, me ajude a falar com o Senhor hoje. Obrigada. Amém”. Pronto, essa é sua primeira oração do dia. Confie que Deus vai ajudar você com todas as outras. Aproveite, e coloque outro papel em lugar visível com um versículo que você goste. Sim, isso também é leitura bíblica. Com o tempo, Deus pode ajudá-la a expandir isso, mas comece pequeno, de forma realista, dentro das suas limitações – que Deus conhece, entende e com as quais Deus quer ajudar você a lidar no tempo e do jeito dele.
Quanto às demais questões, gostaria de recomendar que você visitasse o site do movimento “Celebrando a recuperação”. http://www.celebrandoarecuperacao.org.br/ É um grupo cristão muuuuito legal que trata de diversos assuntos. É só procurar um pouco no site e você encontrará grupos de apoio online deles que poderão ser ajuda para você (inclusive com questões de sexualidade). Veja aqui: http://www.celebrandoarecuperacao.org.br/grupos-de-apoio/.
Como já devo ter observado, tem coisas que a gente simplesmente não resolve sozinha. Precisa de companhia, do apoio e da ajuda de outros.
Quanto às questões com sua mãe, além de continuar orando sobre isso, é algo que realmente tem que ser tratado em terapia, para entender as causas específicas de tanto conflito e buscar estratégias para melhorar seu convívio. Não vejo outra saída, amiga. Quem sabe o pessoal do grupo acima também pode ajudar dando um encaminhamento a esse respeito.
Por fim, sobre o assunto que você colocou no final, embora todos nós nasçamos com a possibilidade de pecar, todos nós pertencemos a Deus. O pecado não muda isso. E, quando Deus nos chama para andar com ele, é para sempre – pela graça dele, e não em razão de qualquer coisa que a gente ou outros façam ou deixem de fazer. Se Deus escolheu uma pessoa para si, ela pertencerá a ele desde sempre e para sempre.
Pense nas implicações disso para a sua vida. Você pertence a Deus e ele nunca vai abandoná-la, mesmo que você esteja sempre lidando com as mesmas dificuldades. Ele sabe os bons planos que tem para sua vida. Confie nisso e continue a voltar seus pensamentos para ele – um momento e um dia de cada vez!
Graça e paz para você, amiga, e até a próxima!
Kisses,
Su