Pergunta:

Olá Su, graça e paz
Sei que já conversamos sobre muitos assuntos várias vezes, mas estou com dificuldades em voltar a orar, ler a bíblia? Sempre fui inconstante, ficava uns dias sem orar, ler a bíblia, dessa vez é diferente, faz mais de um ano que não oro e nem leio a bíblia (Vez ou outro oro, mas não leio)
Outra coisa é que sou viciada em pornografia e sei que preciso também de ajuda profissional, mas o que posso fazer para iniciar o processo de libertação e cura?
O que seria na prática orar sem cessar, e vigiar?
Também tenho uma relação conflituosa com minha mãe. Sei que nos amamos, mas brigamos por muitas e coisas e muitas vezes pelas mesmas coisa e na hora da raiva dizemos e pensamos coisas que nos arrependemos mais tarde? É como se fosse uma relação de amor e ódio. Sei que é normal brigas, discórdias nas famílias, mas não constantes, quase todos os dias, ao ponto de agressões verbais, psicológicas, físicas.
O que fazer para melhorar? Meus defeitos é que sou preguiçosa, acomodada, discuto com minha mãe, não sei ouvir
Minha mãe faz de tudo por mim, criou eu e meu irmãos sozinha, desde a morte do meu pai. Já ouvi falar de mães narcisistas, mas não é o caso, porque não fazemos por mal, deliberadamente, mas de uma forma é meio tóxico da parte nós duas
Há outra coisa Su, quero saber sob a luz da bíblia, sobre pactos, oferendas ao diabo. Há essas crenças, ideias que alguém pode oferecer sua alma ou de filho recém nascido ao diabo, em troca de fama, riquezas, cura de doenças e que depois de feito, não como desfazer.
Mas eu já li e ouvi que isso é uma mentira, porque de uma certa forma todos nós somos do diabo ao nascer, nascemos em pecados antes de aceitar Jesus como nosso salvador e que não podemos oferecer algo que é não é nosso, pois Jesus nos comprou por alto preço, e o diabo não pode nos dar algo que ele não tem.
Disse que podemos sim pecar, fazermos escolhas erradas e sofrer as consequências, mas que é uma baita mentira, heresia que não tem mais salvação, pois há libertação em Cristo Jesus e que nada é impossível para Deus.
Kisses. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Eu sei como é difícil termos que lutar constantemente com as mesmas coisas. Deus também sabe e está sempre nos ajudando nesse processo, mesmo quando não vemos resultado.

Para começar, talvez você tenha de repensar seus conceitos de oração e leitura bíblica, pois cada pessoas faz essas coisas de um jeito, e não tem uma fórmula. Sempre que volta seus pensamentos para Deus, está orando. Quando você diz para Deus “obrigada” antes de uma refeição ou ao ver algo bonito ou receber qualquer coisa boa em sua vida, também está orando. Quando você diz para Deus “me ajude, por favor” no meio de uma crise ou angústia, também está orando. É uma questão de escolher para quem você dirige seus pensamentos. Se você os dirige, de alguma forma, para Deus, então está orando. Não precisa se ajoelhar, ter uma lista, passar duas horas falando com ele de forma absolutamente organizada. Tudo isso pode ser bom, mas o importante é que você esteja em contato com ele ao longo do dia, mesmo que com palavras ou frases soltas. Coloque um papel em um lugar visível com estas palavras: “Deus, me ajude a falar com o Senhor hoje. Obrigada. Amém”. Pronto, essa é sua primeira oração do dia. Confie que Deus vai ajudar você com todas as outras. Aproveite, e coloque outro papel em lugar visível com um versículo que você goste. Sim, isso também é leitura bíblica. Com o tempo, Deus pode ajudá-la a expandir isso, mas comece pequeno, de forma realista, dentro das suas limitações – que Deus conhece, entende e com as quais Deus quer ajudar você a lidar no tempo e do jeito dele.

Quanto às demais questões, gostaria de recomendar que você visitasse o site do movimento “Celebrando a recuperação”. http://www.celebrandoarecuperacao.org.br/ É um grupo cristão muuuuito legal que trata de diversos assuntos. É só procurar um pouco no site e você encontrará grupos de apoio online deles que poderão ser ajuda para você (inclusive com questões de sexualidade). Veja aqui: http://www.celebrandoarecuperacao.org.br/grupos-de-apoio/.

Como já devo ter observado, tem coisas que a gente simplesmente não resolve sozinha. Precisa de companhia, do apoio e da ajuda de outros.

Quanto às questões com sua mãe, além de continuar orando sobre isso, é algo que realmente tem que ser tratado em terapia, para entender as causas específicas de tanto conflito e buscar estratégias para melhorar seu convívio. Não vejo outra saída, amiga. Quem sabe o pessoal do grupo acima também pode ajudar dando um encaminhamento a esse respeito.

Por fim, sobre o assunto que você colocou no final, embora todos nós nasçamos com a possibilidade de pecar, todos nós pertencemos a Deus. O pecado não muda isso. E, quando Deus nos chama para andar com ele, é para sempre – pela graça dele, e não em razão de qualquer coisa que a gente ou outros façam ou deixem de fazer. Se Deus escolheu uma pessoa para si, ela pertencerá a ele desde sempre e para sempre.

Pense nas implicações disso para a sua vida. Você pertence a Deus e ele nunca vai abandoná-la, mesmo que você esteja sempre lidando com as mesmas dificuldades. Ele sabe os bons planos que tem para sua vida. Confie nisso e continue a voltar seus pensamentos para ele – um momento e um dia de cada vez!

Graça e paz para você, amiga, e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.