Hello, L.! Como você deve ter visto na resposta que eu escrevi para a D. hoje (https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ola-su-eu-estive-lendo-outras-vezes-as-respostas-que-me-enviou-em-relacao-as-primeira-pergunta-do-ano-sendo-deus-pai-filho-e-espirito-santo-uma-unica-entidade-e-como-se-em-joao-1-tivessemos-o-c/), alguns aspectos da Trindade não são explicados na Bíblia e, portanto, não é prudente especular. Mas, por mais difícil que seja de entendermos, a Bíblia deixa claro em várias passagens que Deus é trino e uno – ou seja, ele é ao mesmo tempo, três Pessoas e uma Pessoa. Essa é uma verdade que a gente precisa da ajuda dele para compreender. Não adianta só querer usar raciocínio humano, embora o intelecto seja importante para nosso entendimento. Jesus é Deus e, ao mesmo tempo, é uma Pessoa à parte. O mesmo se aplica ao Pai e ao Espírito. As três pessoas não apenas vivem em perfeita sintonia entre si, mas também são uma pessoa só. Como eu disse para a D., não se aflija se você não entender isso claramente em todos os detalhes, pois, de fato, vai além da compreensão humana.
E, como já conversamos anteriormente, a Bíblia foi feita para ser estudada. Romanos 15.4 diz que “tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar”. E como você vai aprender algo se não ler e entender? Paulo diz a Timóteo que ele deve saber “maneja[r] bem a palavra da verdade” (2Timóteo 2.15) – ou seja, estudar e compreender o que ele está lendo e ensinando.
Se você prestar atenção, entre os cristãos verdadeiros, existem poucas diferenças a respeito das questões fundamentais (por exemplo, nenhum cristão de verdade vai negar que a salvação é pela graça de Deus, por meio da fé em Cristo e a santificação é obra de Deus em nós). Muitas das questões controversas são de menor importância e não afetam a salvação de ninguém. Isso significa que, enquanto estivermos aqui na terra, vamos acabar discordando uns dos outros em alguns aspectos. Na eternidade, tudo o que for realmente importante vai ficar perfeitamente claro para nós, pois estaremos na presença de Deus!
Portanto, estude a Bíblia na companhia do Espírito. Gaste menos tempo ouvindo a opinião de outros e mais tempo mergulhada no contato direto com Deus. Ele vai lhe mostrar o que você precisa saber hoje. Claro que há espaço para pesquisar, perguntar, questionar. E é verdade que todos nós ficamos meio confusos com algumas passagens para as quais existem várias interpretações. Mas, se Deus achar importante que você entenda aquela passagem, se isso for fundamental para seu relacionamento com ele, então ele vai mostrar – no seu convívio pessoal com ele.
Por fim, quanto à passagem de Mateus 11.25 que você mencionou, os “sábios e eruditos/instruídos” são pessoas que têm a sabedoria humana e do mundo, e não aqueles que têm o Espírito Santo que ensina tudo de que precisam. Aqui, Jesus não está falando dos “sábios” com o mesmo sentido de Provérbios, em que a sabedoria é para os que temem ao Senhor. Os “pequeninos”, em contrapartida, são aqueles que reconhecem humildemente suas limitações diante de Deus e que são capacitados pelo Espírito para compreender as coisas de Deus.
Não desista de ler e estudar a Bíblia e de continuar a buscar a verdade primeiramente em Deus. Ele tem prazer em revelar o que ele deseja!
Kisses,
Su