Pergunta:

Olá Su. Graça e paz. O que significa os 144 mil em Apocalipse? Muitos até dizem que os TJ acreditam que só 144 mil serão salvos, mas isso não é verdade. Sei que eles pregam ensinamentos que estão em desacordo com a bíblia, mas nós também não podemos sair espalhando boatos, coisas que não sabemos. Até porque eles acreditam que será feita uma nova terra, e dentre todos os salvos, 144 mil serão escolhidos por Deus para viver no céu, e o restante irá viver nessa nova terra, e que isso não significa que só pessoas que não foram tão boas, viverão na terra, até porque Deus fala desse comi seu povo escolhido. Eles dizem qu que Deus escolhe quem vai viver no céu, e quem vai viver na terra, de acordo com sua vontade, seu propósito. Por isso acho muito errado sair falando coisas, por mais que certa denominação não siga completamente a doutrina de Deus, até porque demonstra ignorância, e desrespeito a essas pessoas. Como alguns que dizem todos os católicos adoram Santos, que determinada denominação é uma seita e todos que participam não serão salvos. Até porque por mais que uma pessoa faça parte de uma igreja, Deus pode tocar no coração delas e conduzi-las até ELE. Mas assim acho meio confuso isso de que só determinada pessoas farão parte da terra e outras do céu. Em outros estudos bíblicos, dizem que não haverá separação da terra e céu, e que a nova terra e novo céu, serão um só,e que tem distinção entre a terra que vivemos e o céu que olhamos para cima (O que acredito ser mais consistente. Outra coisa é que alguns dizem que é errado comemorar aniversário, pois na bíblia não há relatos dessas celebrações e que único que comemorou aniversário foi Herodes Antipas, em um contexto totalmente ímpio. Dizem também que só porque Jesus recebeu presentes não é motivo para comemorar o dia que nascemos, até porque o nascimento de Jesus e os presentes recebidos, são em contexto diferente, visto que era costume os magos darem presentes ao que seria o futuro rei. Mas tem tantas outras coisas que não estão escritas na bíblia, que quase todos fazem e não são necessariamente pecaminosa. Desde, já obrigada. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Graça e paz! Quanto aos 144 mil, é  importante a gente sempre voltar ao fato de que Apocalipse não é um livro para ser lido de forma literal. Ele é cheio de símbolos, imagens, alusões. Se você ler a passagem completa sobre os 144 mil (Apocalipse 7), vai ver que ela faz referência às tribos de Israel, o povo de Deus. Sabemos por várias passagens (algumas do AT e várias do NT) que o povo de Deus é constituído de todos que creem em Deus e que, hoje, recebem a salvação por meio de Cristo. Portanto, falar de 144 mil é uma forma simbólica de falar de todos as pessoas salvas de todas as épocas e lugares. Não é um número literal.

A Bíblia também não diz nada sobre alguns fazerem parte só do céu ou só da terra. “Novos céus e nova terra” é uma forma de a Bíblia nos dizer que Deus fará tudo novo, diferente daquilo que temos agora, sem pecado, sem tristeza, com a presença eterna dele.

E, em relação a aniversários, também precisamos considerar as instruções bíblicas como um todo e pensar em como celebramos essa data. Muuuuitas trechos das Escrituras nos incentivam a expressar gratidão a Deus e a expressar amor por nossos irmãos em Cristo. Quando um aniversário é celebrado dessa forma – como oportunidade de agradecer a Deus pela vida da pessoa aniversariante e expressar nosso amor por ela – é algo que tem significado e que fortalece o relacionamento com Deus e com outros. Reunir a família para uma refeição especial e agradecer juntos a Deus é super válido. Dar um presente simples. pensando naquilo que a pessoa realmente gosta ou precisa, também é uma forma de expressar amor por ela. (A propósito, os presentes que os magos levaram para Jesus não foram de aniversário. Eles não encontraram Jesus no dia de seu nascimento. E foram presentes para honrar Jesus como rei.)

Agora, se o aniversário é ocasião só para comer e beber demais e fazer competição de quem dá presentes mais caros, aí fica totalmente descaracterizado. Presentes comprados por obrigação e consumismo não têm valor nem propósito.

Como sempre, amiga, temos de considerar as instruções de Deus para nós de modo mais amplo, dentro do contexto em que a Bíblia as fornece. E, como conversamos em outras ocasiões, a gente precisa pedir muita sabedoria e critério de Deus para escolher o que vai assistir/ouvir online.

Bom fim de semana e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.