Hello, L.! Graça e paz! Quanto aos 144 mil, é importante a gente sempre voltar ao fato de que Apocalipse não é um livro para ser lido de forma literal. Ele é cheio de símbolos, imagens, alusões. Se você ler a passagem completa sobre os 144 mil (Apocalipse 7), vai ver que ela faz referência às tribos de Israel, o povo de Deus. Sabemos por várias passagens (algumas do AT e várias do NT) que o povo de Deus é constituído de todos que creem em Deus e que, hoje, recebem a salvação por meio de Cristo. Portanto, falar de 144 mil é uma forma simbólica de falar de todos as pessoas salvas de todas as épocas e lugares. Não é um número literal.
A Bíblia também não diz nada sobre alguns fazerem parte só do céu ou só da terra. “Novos céus e nova terra” é uma forma de a Bíblia nos dizer que Deus fará tudo novo, diferente daquilo que temos agora, sem pecado, sem tristeza, com a presença eterna dele.
E, em relação a aniversários, também precisamos considerar as instruções bíblicas como um todo e pensar em como celebramos essa data. Muuuuitas trechos das Escrituras nos incentivam a expressar gratidão a Deus e a expressar amor por nossos irmãos em Cristo. Quando um aniversário é celebrado dessa forma – como oportunidade de agradecer a Deus pela vida da pessoa aniversariante e expressar nosso amor por ela – é algo que tem significado e que fortalece o relacionamento com Deus e com outros. Reunir a família para uma refeição especial e agradecer juntos a Deus é super válido. Dar um presente simples. pensando naquilo que a pessoa realmente gosta ou precisa, também é uma forma de expressar amor por ela. (A propósito, os presentes que os magos levaram para Jesus não foram de aniversário. Eles não encontraram Jesus no dia de seu nascimento. E foram presentes para honrar Jesus como rei.)
Agora, se o aniversário é ocasião só para comer e beber demais e fazer competição de quem dá presentes mais caros, aí fica totalmente descaracterizado. Presentes comprados por obrigação e consumismo não têm valor nem propósito.
Como sempre, amiga, temos de considerar as instruções de Deus para nós de modo mais amplo, dentro do contexto em que a Bíblia as fornece. E, como conversamos em outras ocasiões, a gente precisa pedir muita sabedoria e critério de Deus para escolher o que vai assistir/ouvir online.
Bom fim de semana e até a próxima!
Kisses,
Su