Hello, L.! Deixe-me contar um segredo: quase todas as pessoas que se cobram demais acham que se cobram de menos. É sério! Ficar remoendo coisas do passado, criticando a si mesma por não aprender tão rápido quanto gostaria, tentar medir seu progresso espiritual – todas essas coisas são características de cobrança excessiva. E sabe o que é mais chato em tudo isso? Essa constante insatisfação consigo mesma não é nem um pouco produtiva. Não ajuda em nada a fazer mudanças para melhor. Pelo contrário, gera desânimo e abala sua confiança em Deus.
Uma forma bem prática de lidar com essas cobranças é lembrar que Deus está no controle de sua vida e que ele vai operar as transformações realmente importantes, não importa o que você sinta ou pense a respeito de si mesma. Claro que devemos participar do processo de santificação e de crescimento, mas Deus já sabe que não temos forças e iniciativa para isso. Ele espera que a gente tome a decisão de se engajar, mas que busque energia nele. Portanto, sempre que você identificar uma área em que gostaria de ser diferente – mais madura, mais sábia, mais “espiritual” – apresente isso para Deus. Diga: “Senhor, eu acho que estou demorando para crescer nesse aspecto. Se o Senhor considera esse crescimento importante, por favor me mostre o que fazer. Estou à disposição, mas não tenho recursos interiores para mudar. Trabalhe dentro de mim como o Senhor achar melhor e no seu tempo”.
Trazer essas coisas continuamente para Deus tira um bocado de peso de nossas costas e muda o foco de nós mesmas para ele – como deve ser sempre. Aquele versículo que diz que “levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2Co 10.5) também tem a ver com isso. Não deixar os pensamentos correrem soltos para todos os lados, mas apresentá-los para Deus, sabendo que já estamos sendo aperfeiçoadas em Cristo.
E, não importa o que você esteja fazendo ou deixando de fazer diariamente na vida com Deus, você já é 200% aceita, amada e acolhida por ele. Deus não espera a gente amadurecer e conhecê-lo em profundidade para, só então, nos dar seu apoio, seu consolo e seu abraço. Ele já está lhe dando isso tudo agora, mesmo que você não sinta. O crescimento na fé vai fortalecendo nossa confiança nesse fato, mas o fato já é esse e não muda, quaisquer que sejam nossos sentimentos ou pensamentos.
Deus sabe o quanto você precisa da presença e do amor dele e prometeu lhe dar tudo que você precisa. Tome a decisão de crer nisso e viver em função disso – e confie que o Espírito fará o resto. Eu sei que é simples falar, mas difícil de vivenciar, mas essa é nossa jornada, minha amiga. Tenha paciência consigo mesma e compaixão de si mesma (algo que o mindfulness ensina e que a Bíblia nos dá base para fazer porque Deus nos trata com paciência compaixão).
E, quanto às atividades físicas, é legal que você está descobrindo o que funciona melhor. Outra opção que a gente está experimentado por aqui, de baixo custo e que nem precisa sair de casa, é pular corda. Providencie uma corda qualquer (nem precisa ser aquelas de academia), coloque sua música predileta e, ‘bora pular! 🙂
Bom fim de semana para você e até a próxima!
Kisses,
Su