Graça e paz, L.! Quanto a essa questão de pensamentos e palavras, é importante lembrar que alguns pensamentos maus vão passar por nossa mente vez por outra enquanto estivermos vivendo neste mundo decaído, como você mesma colocou. O que não podemos fazer é alimentar esses pensamentos e sentimentos, mas sim, levá-los para Deus e pedir socorro. Recorda-se deste post? http://depapocomasu.blog.br/mix/2018/02/pensamentos-intrometidos/
Em vez de simplesmente tentar reprimir palavras e pensamentos maus, o que precisamos fazer é alimentar nossa mente com a verdade de Deus. Quanto mais espaço Deus ocupar em nossas reflexões diárias, quanto mais tempo dedicarmos a colocar a Palavra dele dentro de nós e deixar que o Espírito nos transforme, mais isso vai se refletir em nossas palavras e ações. Não adianta apenas tentar evitar o mal. É preciso praticar o bem (do lado de dentro e do lado de fora). E também não adianta passarmos o dia assistindo filmes/séries e lendo livros ou textos online em que pessoas são hostis, agressivas, desrespeitosas, etc., e depois querer que, de dentro de nós, saiam pensamentos e sentimentos positivos e agradáveis a Deus.
De fato, as palavras podem refletir pensamentos e sentimentos que estamos cultivando. Mas nem sempre a ligação é tão simples ou direta. Também podem refletir pendências que precisamos tratar. Às vezes, dizemos palavras ríspidas ou maldosas porque temos algo não resolvido com a pessoa, coisas que precisam ser curadas, perdoadas, trabalhadas. Não adianta simplesmente querer controlar a língua sem resolver a causa, aquilo que está por trás da nossa fala.
O que acabei de dizer vale para seu relacionamento com sua mãe. É evidente que vocês têm questões que precisam ser tratadas – conversadas entre vocês duas ou, caso isso não funcione, com a ajuda de uma terceira pessoa. Enquanto você não descobrir o que está causando essa irritação em relação a sua mãe e não tratar disso, vai ser difícil querer controlar pensamentos e palavras. Meu conselho, portanto, permanece o mesmo: com muito jeito e muito respeito, procure expressar para sua mãe aquilo que incomoda você e, de preferência, busque ajuda externa para isso.
E não importa quantas vezes seus pensamentos fujam do controle e suas palavras fujam do ideal de Deus, busque perdão, socorro, graça e misericórdia dele. No devido tempo, Deus vai completar a obra que ele começou em você!
Até a próxima!
Kisses,
Su