Hello, L.! Quanto à questão do livre-arbítrio no céu, a Bíblia não se expressa claramente, Portanto, as considerações a esse respeito são na base da conjectura ou inferência. O que posso lhe dizer é o seguinte: “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Apocalipse 21.4). Em minha opinião, não teremos a possibilidade de pecar no céu, pois “a antiga ordem [que exigia livre-arbítrio na criação do mundo] já passou”. Ou seja, o céu é um novo momento da história. Se Deus lhe dissesse hoje que ele tiraria de você qualquer desejo de pecar, será que você responderia: “Não, obrigada. Prefiro ter livre-arbítrio e continuar pecando”? Imagino que não, né? kkk Ter “liberdade” de pecar na verdade não é ser livre. No momento, faz parte da realidade em que vivemos, mas não vejo como isso se encaixa com a realidade do céu. Além do mais, no céu estaremos na presença direta e pessoal de Deus, o que significa que jamais poderá haver pecado ali (e, obviamente, jamais haverá desejo de pecado). Do contrário, se alguém pecasse, teria de ser “expulso” do céu. Mas a Bíblia diz que nada, jamais, poderá nos separar do amor (e da presença) de Deus (veja Romanos 8). E, se pecado sempre traz tristeza, dor, etc., e se essas coisas não vão existir no céu, também parece improvável que exista sequer a possibilidade de pecar. Como lhe disse essa é minha opinião. Não temos como fazer asserções categóricas e dogmáticas a esse respeito.
Quanto ao corpo que teremos no céu, a Bíblia é uma pouco mais clara. Tudo indica que nosso corpo na eternidade será semelhante ao corpo de Jesus depois da ressurreição, um corpo apropriado para estar na presença de Deus para sempre 🙂 Veja o que Paulo diz 1Coríntios 15.25-50(leia em uma versão atual, como NVT, NTLH, NIV ou A Mensagem). Embora não saibamos exatamente como será esse corpo, Paulo explica direitinho que tipo de corpo será. Legal, não?
Por fim, não é verdade que sua vida vai passar como um filme, num telão, diante de todo mundo, para envergonhar você e exibir seus pecados. Isso é totalmente contrário ao que a Bíblia diz sobre o perdão de Deus e sobre o fato de que já não existe mais condenação e julgamento para os cristãos. Veja o que diz Salmos 103.11-12: “Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões”. Deus “apaga o registro” de nossos pecados. Todos eles já foram pagos por Cristo. Claro que devemos ter uma atitude constante de humildade e pedir que Deus nos dê arrependimento e perdão de pecados específicos. Mas, independente disso, já vivemos debaixo da graça. Tudo o que Deus precisava julgar em nós, foi julgado em Cristo na cruz, de uma vez por todas. “Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8.1).
Medite sobre essas verdades maravilhosas. Elas são motivo de imensa gratidão, louvor e adoração a nosso Deus magnífico!
Kisses,
Su