Pergunta:

Olá Su. Graça e paz. Então eu estou agindo totalmente sem rotina. Eu até comecei ler a biblia e orar uns 10, 15 minutos por um dia, durante uns 5 dias, mas logo parei. E quanto a caminhada, eu caminha uma vez a cada duas ou três semanas. Não consigo ter disciplina e força de vontade. Mas dai eu estava endo um vídeo De uma mulher cristã (que se chamava: sem forças nem vontade para nada. O vídeo que não queria gravar) e ela disse que nem queria gravar esse vídeo, pois a vontade era de fazer outras coisas. Ela disse que a prioridade dela é a primeira hora do dia ser dedicada a Deus, mas ela acordou e começou pelo celular. Depois ela abrou um livro chamado boa noite chamou atenção dela e já era de manhã kkk) ela abriu em uma página que mecheu com ela. E ela falou que realmente ñão temos vontade para nada, enquanto acharmos que depende da nossa própria força, não consigueremos nada, para orar, ler a bíblia, ir aos cultos. Que quem nos dá força, coragem é Deus. Concordo completamente. Mas como faço para TODOS os DIAS, deixar Deus me transformar? Tem dias que oro animada, leio a bíblia e dias que não faço nada e passo o dia no quarto. Tem hora que penso, que parece que fui programada, meio que predestinada nos dias que orei, busquei a Deus. Como cultivar o hábito de fazer determinadas coisas todos os dias. Essa parte que é difícil. As vezes sinto que não vou ser salva, pois não vivo de forma dependente de Deus, e não sou testemunha. Não tenho os frutos do Espírito. Como eu disse acima, no dia que oro, leio a biblia. Vem uma vontade naturalmente, sem precisar me esforçar muito. Quero muito mudar isso. Sempre fui assim desde criança. Não tinha iniciativa para nada. Eu estudei em uma escola particular e fui bem, porque os professores cobravam, e tinha reforços obrigatorios a tarde para quem tinha dificuldades. Mas quando mudei para uma pública, eles não cobravam tando e eu não adiquri hábito de estudar todos os dias. E Eu NÃO posso usar minhas dificuldades, meu TDAH como DESCULPA para meus erros, falta de compromisso. Mas eu acabo usando isso como muleta. Help-me. L.

Resposta da Sú:

Querida L., algumas coisas para você pensar:

1 – Primeiro e mais importante: Você já é salva para sempre, não importa o que faça ou deixe de fazer. Sua salvação não depende de você. Cristo a realizou de uma vez por todas. Peça ajuda dele para viver de acordo com esse fato.

2 – Nós temos duas esferas de dependência em nossa vida, e elas são interligadas. A primeira é a dependência a Deus. Mas, vale lembrar que até para depender de Deus a gente precisa da ajuda… dele! Muitas vezes, eu oro coisas do tipo: “Senhor, me ajude, pois eu não tenho nem disposição para confiar em ti e buscar forças em ti!”. Deus entende e se compadece imensamente de nós. Ele não é um Deus de cobranças (nós é que cobramos demais a nós mesmas). Ele é um Deus de graça e misericórdia. Espero que você experimente isso cada vez mais. A verdadeira obediência sempre vem depois da graça divina – não antes, e não para merecê-la, pois senão não seria graça.

A segunda é a dependência de outros. Muitas vezes, temos medo de pedir que outros cristãos caminhem conosco, mas Deus nos criou para vivermos em comunhão (isso não é só festa da igreja, é apoio diário). Meu conselho, portanto, é que você busque seriamente, com direção de Deus, alguém que possa andar com você nessas questões. Confie que Deus pode colocar alguém em sua vida. Aquilo que você falou sobre o incentivo e a “cobrança” positiva dos professores na escola vale para a vida toda. Precisamos de pessoas que nos cobrem de um jeito amoroso e que nos incentivem. Sozinha, você nunca vai sair dessa situação. Isso é fato e é motivo de ânimo, e não de desespero. Busque apoio de pessoas ao seu redor!

3 – Sim, pode acontecer de usarmos transtornos como muletas, MAS, precisamos reconhecer que eles criam limitações, por vezes bastante sérias. Por isso precisam ser devidamente tratados (você faz acompanhamento médico e psicológico para seu TDAH?). Deus nos dá os recursos para lidar com essas coisas e ele espera que usemos esses recursos em vez de ficarmos nos culpando e autoflagelando.

4 – Para terminar, um versículo para você meditar: Salmos 46.10 (Deus está falando a Israel em um contexto de conflito externo, mas vale para nós em nossos conflitos internos).

Paz de Cristo para você!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.